Santo Antônio Energia declara que proteção à margem do Rio Madeira já começou

Santo Antônio Energia declara que proteção à margem do Rio Madeira já começou

Santo Antônio Energia declara que proteção à margem do Rio Madeira já começou

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As obras para impedir que os barrancos da margem direita do Rio Madeira caiam de forma acelerada e levem perigo aos imóveis particulares e ao patrimônio histórico, representado pelos trilhos da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, independente das causas que estão em estudo neste momento, foram iniciadas pela Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela operação e geração da UHE Santo Antônio, no rio Madeira, desde o final da semana passada.
 
A colocação de blocos de rocha – tecnicamente chamado de enrocamento – foi iniciada logo abaixo da barragem e deverá se estender a partir da foz do Igarapé Bate-Estaca até um quilômetro e meio rio abaixo, na região do bairro Triângulo. Para reduzir as ondas provocadas pelas águas, as chamadas marolas ou, regionalmente, banzeiros, estão sendo instaladas bóias ou “log-boons”, bem como alguns flutuantes, nos locais onde casas foram afetadas pela queda dos barrancos da margem do rio.
 
Duas balsas, vindas de Manaus, que servirão para levar as pedras até a região do bairro Triângulo, trabalham diariamente. “Faremos o lançamento do enrocamento a partir do rio para evitar o tráfego de carretas pela área urbana de Porto Velho”, explica o engenheiro Welson Correa, gerente de Engenharia da Santo Antônio Energia. O trabalho deve ficar pronto em, no máximo, 60 dias. 
 
O serviço de reforço da margem direita do Rio Madeira começou na manhã de sábado, 11, na região do Triângulo e na torre de transmissão dos cabos de energia para o canteiro de obras. Cada balsa tem capacidade para mais de duas mil toneladas de pedras, o equivalente à carga de 80 caçambas, iguais às usadas na obra da hidrelétrica, que têm, individualmente, a capacidade de 26 toneladas cada uma.
 
A Santo Antônio Energia está desenvolvendo todos os esforços para o cumprimento dos itens do Termo de Ajuste de Conduta que foi assinado com o Ministério Público Estadual e Federal, IBAMA e IPHAN no menor tempo possível e ao mesmo tempo intensificando o monitoramento dos levantamentos a jusante da usina para verificar se há ligação com as manobras do vertedouro da usina e a queda das terras da margem do rio.
Mais informações: www.santoantonioenergia.com.br
 
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usinatem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht Energia, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS