Casa da Juventude entrega certificados dos cursos de qualificação profissional

Casa da Juventude entrega certificados dos cursos de qualificação profissional

Casa da Juventude entrega certificados dos cursos de qualificação profissional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A formatura de cerca de 120 alunos dos cursos de qualificação profissional nas áreas de tecnologias: Informática Básica e Avançada, Montagem e Manutenção de Computador e Técnica Vocal, aconteceu na sexta-feira, 20, na Casa da Juventude, zona Leste da cidade. Foi um momento único na vida de muitos jovens e adultos que buscam seu primeiro emprego ou que estão há muito tempo desempregados. Na ocasião foi feito um vídeo em homenagem aos formandos, momento de grande emoção, quando alunos deram depoimentos sobre o aprendizado recebido.
A Casa começou suas atividades em dezembro de 2011, com 365 alunos inscritos em diversos cursos. Dentro das políticas públicas que a Prefeitura de Porto Velho desenvolve para a juventude, o espaço foi criado com o intuito de atender e promover a melhoria da qualidade de vida do jovem, principalmente os de baixa renda.
Hoje, a oferta de cursos é de 450 e a tendência é aumentar gradativamente. Os jovens saem capacitados, com o certificado na mão. A equipe técnica da Casa realiza uma seleção dos que obtiveram um bom desempenho. Segundo o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, nem todos serão encaminhados para o mercado de trabalho, pois alguns não têm idade, caso dos menores de 16 anos. “Outros precisam um curso que os dará suporte de como se apresentar em uma seleção de trabalho, para que eles não cheguem lá despreparados, uma vez que para muitos este será o primeiro emprego“, disse Samuel.
Segundo o perfil dos alunos da Casa da Juventude constatou-se que a maioria nunca trabalhou, são jovens entre 13 e 18 anos, 82% são solteiros, 37%, possuem filhos, e 90% fizeram os cursos estando desempregados, o nível de escolaridade apresentou que a maioria tem ou está completando o nível médio, e alguns estão fazendo a alfabetização. A situação financeira dessas famílias é de baixa renda e a grande maioria participa de algum programa de assistência social. E cerca de 80 % são mulheres.
Das 360 vagas disponíveis inicialmente, cerca de 240 são voltados para a parte das escolinhas, como o Muay Thai, Capoeira, karatê e Hip Hop. “Os que participam destas escolinhas de artes marciais serão graduados nas suas faixas. Estes cursos não encerram, é um ano inteiro. E cada graduação a gente certifica os alunos. Ela visa mais a interioridade do aluno, tem muito doutrinamento para aprender a tomar decisões corretas. Trabalha o ser integral”, conta o coordenador.
 Novos Cursos
Samuel fala que nesta segunda fase aumentou para 460 alunos, com outros cursos de formação profissional, como o de Educação popular e Prevenção as drogas que iniciam em março.
Ele conta que em um terceiro momento a Casa da Juventude chegará ao seu funcionamento máximo, com o início de outros cursos, como estética e beleza, manicure cabeleireiro e depilação. “Com isso teremos a condição de atender 750 jovens por carga horária”, acrescenta Samuel.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS