Mulheres continuam sendo maioria no serviço público municipal

Mulheres continuam sendo maioria no serviço público municipal

Mulheres continuam sendo maioria no serviço público municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 2011, um levantamento realizado pela secretaria municipal de Administração (Semad), mostrou que mais de 63% dos servidores públicos municipais, estatutários e comissionados, eram mulheres. Hoje, os novos números apurados pela Semad dão conta que o percentual quase não cresceu, mas o número absoluto aumentou somando 7.572 mulheres ocupando cargos e funções do total de 12 mil servidores na prefeitura municipal de Porto Velho. O prefeito Roberto Sobrinho sempre deixou clara a confiança depositada nas mulheres, com um olhar especialmente voltado para as Políticas Públicas que atendem e assistem as mulheres. Várias secretarias municipais são ocupadas por profissionais e técnicas de diversas especialidades e formações. “As mulheres são, sem desmerecer meus secretários, muito sensíveis e comprometidas, o que as torna muito competentes”, afirmou o prefeito.
As mulheres que compõem o quadro de servidores municipais estão distribuídas em várias secretarias municipais como Miriam Saldaña, chefe de Gabinete, Fátima Ferreira na secretaria de Educação, Benedita Nascimento e Edna Vasconcelos secretária e adjunta de Assistência Social, Ana Cristina e Maria Madalena, secretária e adjunta da secretaria da Fazenda, Cleidemara Alves, adjunta do Esporte, Silvana Cavol, adjunta da Sempre, Valdeniza Vieira, adjunta da secretaria de Administração, Monica Carvalho adjunta da Semur, Cricélia Froes, da Controladoria Geral do Município, Miriam Breláz, presidente da Funescola, Berenice Simão, vice presidente da Fundação Iaripuna, Mara Regina, coordenadora de Políticas para Mulheres, Nara Vargas, coordenadora de Comunicação, Ademilde Andrade, diretora do Diário Oficial, Sonia Maria como chefe de gabinete do vice prefeito, Ida Perea, diretora da Maternidade Mãe Esperança, Selimar Pereira, coordenadora de Fiscalização e Posturas alem uma infinidade de outras mulheres que são técnicas, auxiliares administrativas, pessoal de apoio entre outras.
Esta valorização teve um cuidado de quem também sempre valorizou o parceiro de jornada, Lucilene Peixoto, a primeira dama do município e uma das maiores incentivadoras das conquistas das mulheres durante os últimos sete anos em Porto Velho. “Nós sempre fomos muito agradecidas ao prefeito Roberto Sobrinho, a pessoa que ele é e acima de tudo por ter esse reconhecimento em relação às mulheres. Em nenhuma outra administração, as mulheres foram tão valorizadas, tiveram tantas oportunidades e benefícios através das políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade de vida destas batalhadoras”, disse Lucilene.
Conquistas
As conquistas a que se refere a primeira-dama, vão desde a Maternidade Municipal, os programas desenvolvidos como o Saúde da Mulher, na unidade de Saúde Rafael Vaz e Silva, o programa de Combate à Violência, a Casa Abrigo, que foi implantada para receber as mulheres que sofrem agressões por seus companheiros e a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, que trata de mulheres com dependência química e o Conselho Municipal de Defesa da Mulher. Durante a gestão de Roberto Sobrinho, as servidoras municipais de Porto Velho também conquistaram a licença maternidade de seis meses e hoje tem o programa Saúde da Servidora, pelo qual milhares de trabalhadoras são assistidas em exames de prevenção do câncer de mama, e do colo uterino além de palestras orientadoras sobre a importância do auto-exame e cuidados básicos com a saúde.
Avanços 
A criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres foi uma das primeiras ações do prefeito ao ser eleito em 2005. Segundo a coordenadora, Mara Regina, muitas conquistas foram alcançadas e outras ainda dependem de muita perseverança. “Nós podemos dizer que já avançamos muito no que diz respeito aos direitos das mulheres, mas ainda não contamos vitórias, pelo contrário, estamos em vigília permanente para garantir que estes espaços conquistados sejam mantidos e para que os direitos da mulher sejam reconhecidos por todos e todas”, finalizou a coordenadora.
Para 2012 o prefeito Roberto Sobrinho já anunciou mais benefícios para as mulheres, o Espaço Mulher. “Vamos criar um único espaço que deve ser ao lado da Maternidade Mãe Esperança, onde serão reunidos todos os equipamentos e serviços relativos à mulher, facilitando o acesso de todas e garantindo mais eficácia aos serviços prestados às mulheres”, concluiu o pref.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS