O presidente da Agência de Supervisão para o Investimento Privado em Telecomunicações (OSIPTEL), Guillermo Thornberry, disse que os reguladores de telecomunicações do Brasil e Peru estão em negociações avançadas para implementar uma fronteira móvel com tarifas especiais aplicam à telefonia móvel.
"Estamos levando esse problema para que os estados brasileiros do Acre e Rondônia no Brasil com as regiões de Madre de Dios e Ucayali, no Peru têm uma taxa especial com este mecanismo", disse ele.
Mas tudo depende de suas conversas. O presidente também deixou claro que a possibilidade de implementação de tarifas especiais dependem fortemente de acordos comerciais que atingem as operadoras de telefonia móvel em ambos os países.
Durante vários anos levando a agência está empurrando a proposta de implementação de roaming da fronteira, que tem sido apoiado por empresários estrangeiros e organizações internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Eles também estão discutindo esta questão com o Chile: "Acabamos de voltar de Tacna, onde houve uma conversa inicial com o Chile sobre o assunto de fronteira móvel." Na reunião realizada várias oficinas no âmbito da Primeira Reunião Bilateral de Telecomunicações, discutiu possíveis soluções alternativas para questões como a interligação de redes de fibra óptica direta entre Peru e Chile, bem como Border Roaming.