Sede do novo Sine Municipal será inaugurada nesta terça-feira

Será nesta terça-feira, 20, a reinauguração do Sine Municipal, da Prefeitura de Porto Velho, que funcionará no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) ao lado do prédio onde o órgão funcionava. No novo espaço

Sede do novo Sine Municipal será inaugurada nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Será nesta terça-feira, 20, a reinauguração do Sine Municipal, da Prefeitura de Porto Velho, que funcionará no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) ao lado do prédio onde o órgão funcionava. No novo espaço, que fica no pavimento térreo, também funcionará o Banco do Povo. O coordenador municipal de Qualificação e Trabalho do Sine (Sistema Nacional de Emprego), Jorge Amado, explicou que no novo prédio o espaço está mais adequado para o atendimento à população, por ser bem mais amplo que o anterior. “Aqui teremos mais comodidade para atender ao público. O espaço é o dobro do outro. Ampliamos também o número de atendentes. Antes eram apenas quatro. A partir desta terça-feira passaremos a trabalhar com 10 atendentes. Também foi montado um novo sistema de informática, com equipamentos novos que contribuirão para melhorarmos o atendimento”, disse o coordenador.
Outra novidade é a ampliação do número de banheiros que passam a ser dois, um com acessibilidade, adaptado para portadores de necessidades especiais. Também haverá mudança no que diz respeito a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Antes o próprio Sine, com a autorização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), assegurada por meio de um convênio, era que fazia a emissão do documento. Agora serão os técnicos da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) que farão o serviço. A DRT terá um espaço reservado no novo Sine
Como funciona o Sine Municipal
A criação do Sine Municipal foi uma iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho, com o objetivo de intermediar a relação entre os trabalhadores que buscam uma colocação profissional e as empresas que necessitam de mão-de-obra. O programa operacionalizado pela Semdestur por meio do Departamento do Trabalho é inteiramente gratuito, ou seja, não tem custo nem para o trabalhador nem para a empresa. No setor formal as ações estão voltadas à captação de vagas nos diversos estabelecimentos empresariais dos setores do comércio, indústria e construção civil; cadastramento e encaminhamento de trabalhadores selecionados e qualificados para as vagas oferecidas pelas empresas.
No informal, o Sine trabalha na divulgação e intermediação de trabalho para os profissionais cadastrados nas seguintes categorias: diaristas (empregada doméstica, babá, lavadeira, passadeira, etc.) e trabalhadores autônomos em geral. Considerado o caminho mais curto entre o trabalhador e o empregado, o Sine Municipal trabalha tanto com o setor formal como o informal na intermediação de mão-de-obra. Para isso o interessado deve procurar a sede do Sine Municipal portando a Carteira de Trabalho e de Identidade para fazer o cadastro. Em seguida ele é encaminhado para vagas de emprego que sejam compatíveis com o perfil do candidato.
No caso dos empresários ou empregador, para se cadastrar é só ligar para os telefones 3901-3182/3901-3181 ou comparecer ao Sine Municipal e fornecer as informações sobre o perfil desejado do trabalhador para ocupar a vaga disponível em sua empresa/casa. Caso o trabalhador não possua ou tenha perdido a sua Carteira de Trabalho, ele pode tirar o documento no próprio Sine. Ainda em parceria com o Ministério do Trabalho, o Sine Municipal oferece também o serviço de Habilitação ao Seguro Desemprego.
Qualificação de mão-de-obra
Por meio da Divisão de Preparação de Mão-de-Obra (DPMO), do Departamento do Trabalho, o Sine trabalha para qualificar e requalificar trabalhadores de baixa renda e escolaridade. O serviço é indicado para jovens que buscam o primeiro emprego e trabalhadores autônomos em geral.
A qualificação profissional é executada por cursos em parcerias com organizações e entidades não-governamentais (ONGs) que atuam na área de profissionalização. O serviço é inteiramente gratuito para trabalhadores e empresários/empregadores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS