Ações da pesca de Rondônia são integradas às federais

A política do governo do Estado para o setor pesqueiro, que visa aumentar da produção das atuais 15 mil toneladas por ano, para 80 mil anuais, foi consolidada nesta sexta-feira (9), quando o governador Confúcio Moura recebeu do ministro da Pesca e Aquicul

Ações da pesca de Rondônia são integradas às federais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A política do governo do Estado para o setor pesqueiro, que visa aumentar da produção das atuais 15 mil toneladas por ano, para 80 mil anuais, foi consolidada nesta sexta-feira (9), quando o governador Confúcio Moura recebeu do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, a minuta de cooperação técnica que integra as ações do Estado às da esfera federal.
O documento foi entregue no gabinete do Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho, antes de o governador embarcar com o ministro para cumprir agenda em Ariquemes, com destaque para a entrega de uma das nove retroescavadeiras adquiridas com recursos de emendas da deputada federal Marinha Raupp, para serem utilizadas na construção de tanques-escavados.
Ainda no palácio, com a presença dos senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp, da deputada Marinha Raupp e outras autoridades, o ministro fez a entrega simbólica do equipamento, que custa em torno de R$ 300 mil a R$ 350 mil, para a prefeitura da Capital, por meio do vice-prefeito, Emerson Castro. Ainda na agenda desta sexta-feira, está prevista a entrega para os pequenos produtores de Cacoal.
A minuta entregue ao governador trata do registro da pesca e aquicultura, licenciamento, créditos, comercialização, fomento, capacitação, gestão dos empreendedores, controle sanitário, reprodução de alevinos, entre outras medidas.
O ministro fez questão de dizer ao governador que Rondônia se destaca na produção de peixes, especialmente da espécie tambaqui, considerado o de melhor qualidade na região. “No Amazonas, se tiver um tambaqui de Rondônia e outro de lá, as pessoas preferem comprar o daqui por ser de melhor qualidade”, afirmou. Com relação ao pirarucu, conhecido como o “bacalhau da Amazônia”, o Estado deverá aumentar a produção em cativeiros para depois de certificá-la e iniciar a exportação.
 Ao destacar a importância da vinda do ministro, o governador ressaltou a necessidade de investir nas potencialidades de Rondônia com vistas ao aumento da produção e da geração de emprego e renda. “Somos ousados, por isso nossa intenção com o programa Água Produtiva é elevar a produção de peixes para 80 mil toneladas ao ano, enquanto no país todo chega a 400 mil toneladas a produção de peixes em tanques-escavados. Vamos investir também nos tanques-redes nos reservatórios das usinas de Samuel, Santo Antônio e Jirau”, afirmou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS