O ex-Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Ibrahimar Andrade da Rocha, faleceu nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, em Porto Velho. Seu corpo está sendo velado no Auditório Silvio Aparecido Garcia de Oliveira, no edifício-sede do MP-RO em Porto Velho, e o enterro ocorre às 16 horas no cemitério Jardim da Saudade.
Ibrahimar Andrade da Rocha foi Procurador-Geral de Justiça no período de 23 de maio de 1985 a 26 de abril de 1991. Primeiro colocado no concurso que selecionou os primeiros Promotores de Justiça do Estado, Ibrahimar trouxe para o MP de Rondônia a experiência já adquirida como Promotor Substituto no Paraná.
Empossado Promotor de Justiça no dia 26 de julho de 1982, já no dia seguinte foi nomeado Procurador de Justiça pelo então governador Jorge Teixeira, junto com o segundo colocado do concurso, Evaldo Lopes de Alencar. Na primeira sessão do Colegiado, o Procurador de Justiça era escolhido para compor o Conselho Superior do MP.
Ele foi um dos inspiradores para a criação da AMPRO – Associação do Ministério Público de Rondônia, o que aconteceu no dia 23 de outubro de 1982. Em 23 de maio de 1985, Ibrahimar Andrade da Rocha foi nomeado pelo Governador Ângelo Angelim para substituir a Procuradora de Justiça Ledy Fernandes no cargo de Procurador-Geral de Justiça, para o qual foi reconduzido pelo voto direto dos membros da Instituição, tornando-se o primeiro caso no país em que o chefe do MP foi reeleito. Em 1989, Ibrahimar foi reeleito e ao ser substituído em 1991, faltavam 27 dias para completar seis anos à frente do MP.