A 18ª Junta de Serviço Militar de Porto Velho (JSM) realizou nesta sexta-feira, 02, a Cerimônia Cívico Militar de Compromisso à Bandeira e a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). O evento ocorreu no quartel da 31ª Circunscrição de Serviço Militar (31 CSM). O secretário da Junta, Júlio Mercado, adiantou que está foi a última solenidade do ano da instituição. “Esse é um procedimento de praxe do serviço militar realizado anualmente. E outro evento desse só ocorrerá no próximo ano. E é uma ação que serve também para simbolizar, que marca o encerramento dos trabalhos no ano”, adiantou o secretário.
Este ano se alistaram na JSM de Porto Velho 5.800 jovens em idade militar, sendo que desse total, receberam o certificado de dispensa 2.500 jovens. A maioria foi dispensada por excesso de contingente. Outros 800 prestaram o compromisso à Bandeira Nacional, são egressos da turma alistada em 1993 e anos anteriores.
Eles também foram dispensados do serviço militar por terem sido enquadrados pela Comissão de Seleção das Forças Armadas no excesso de contingente. “Esse enquadramento ocorre quando o número de alistados é maior do que os o número de vagas abertas para quem vai prestar o serviço militar. Preenchida essas vagas, o excedente é dispensado”, explicou.