A Secretária de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Proteção Ambiental, durante ação de proteção ambiental fluvial no lago do Cujubim Grande, realizada na última sexta-feira (21) apreendeu 650 metros de malhadeiras, de malhas diversas, as quais se encontravam armadas no interior do lago.
A fiscalização foi realizada com apoio da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), e a apreensão se deu pelo fato do uso de malhadeiras “redes de pesca” serem proibidas nos lagos de Rondônia, conforme preconiza portaria do Ibama, inclusive uma editada especificamente para o Lago Cujubim Grande.
O coordenador de Proteção Ambiental, Lucindo Martins dos Santos, esclarece a toda população que a Sedam em conjunto com os demais órgãos fiscalizadores estará intensificando as fiscalizações para coibir a pratica da pesca predatória com o uso de apetrechos não permitido, principalmente no período do defeso, que vai de 15 de novembro a 15 de março.
A fiscalização no lago do Cujubim Grande será intensificada atendendo pedido da comunidade local, através da Associação de Moradores, que vem cobrando uma ação mais enérgica por parte do Estado, visando garantir a fauna ictiológica na localidade.
Também com o objetivo de melhorar a proteção ambiental na localidade está sendo reativado o Grupo de Agentes Voluntários existente, com atribuições definidas através de portaria da Sedam, e com competência de notificar e apreender instrumentos e petrechos utilizados irregularmente no lago do Cujubim Grande.