Sombras
Políticos sem mandato costumam utilizar amizades para obter favores em órgãos públicos. Isso é um fato notório, basta ver a romaria de defuntos políticos nas instituições. Só alguns resolvem profissionalizar e partem para a carreira de lobista. E é nesse campo que o ex-deputado estadual Edson Gazoni, cujo passado político é marcado por problemas com a justiça e com a polícia, entre eles, a Operação Dominó, que rendeu um inquérito à Gazoni que tramita na justiça. Nele o ex-deputado é acusado de desviar quase R$ 1 milhão dos cofres do legislativo estadual através de pagamentos a servidores fantasmas.
Agora
O ex-deputado anda assombrando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e estaria usando o nome do vice-governador Aírton Gurgacz, filiado a seu partido, o PDT. Outro nome que também seria usado por Gazoni é do senador Acir Gurgacz, também filiado ao PDT. Porém, tanto o senador quanto o vice-governador já declararam não ter autorizado nem Gazoni nem ninguém a falar por eles. Mesmo assim, ele continua insistindo.
Protesto
O Desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Eurico Montenegro Júnior, em “breves anotações ao novo estatuto dos notários e registradores públicos” amparado na lei 8.935, que trata do exercício de atividades notariais e de registro, que, entre outras exigências, é necessária a “verificação de conduta condigna para o exercício da profissão”. Ou seja, o oficial de cartório não pode, em tese, ter problemas de conduta.
Impasse
Mas o Tribunal de Justiça anda com um problema a ser resolvido. O cartorário Albino Lopes do Nascimento, titular do Primeiro Tabelionato de Protesto e Títulos e Documentos tem títulos protestados e ações de execução contra si. Um dos protestos, no valor de R$ 59.262,73 está registrado no 3º Tabelionato de Protesto e Títulos e Documentos, no livro 218, folha 127.
Judicialmente
O Ministério Público Federal (MPF) vai interpelar judicialmente o presidente do PHS, Herbert Lins, que na última segunda-feira afirmou que o MPF trocaria “favores” com dirigentes petistas em Rondônia. De acordo com o órgão, em nota divulgada nesta terça-feira, “as declarações emitidas pelo presidente do PHS foram recebidas com surpresa e estranhamento pelo MPF, que desconhece e não tem nenhum motivo para dar crédito às suas afirmações”. Herbert Lins está em Brasília e ao ser informado sobre a interpelação do MPF, fez a seguinte declaração, “acho ótimo que isso ocorra, assim poderei dar nome aos bois e quem sabe me surpreender com alguma investigação em andamento”.
Publicidade
A coordenadora de Comunicação Social da prefeitura de Porto Velho, Nara Vargas, informou por e-mail que “os processos administrativos solicitados referentes a publicidade da Prefeitura Municipal de Porto Velho, já se encontram a disposição daquele Tribunal de Contas, desde o dia 31 de agosto de 2011, conforme ofício 374/GB/CGM/201, protocolado sob o número 09251/2011, para secretaria Geral de Controle Externo do TCER, que tem como praxe fazer auditorias em todos os processos da PMPV”. Ela disse ainda que “para facilitar o manuseio e acondicionamento, os processos e documentos, todos originais, foram dispostos em 13 caixas com conteúdo devidamente identificado, totalizando 174 volumes.” E finaliza, “portanto, a solicitação do conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, foi respondida e protocolada no mesmo dia do recebimento, não havendo necessidade do prazo de cinco dias, dados pelo conselheiro”. Agora está nas mãos de Wilber Coimbra desatar esse nó.
Golpe
Vereadores de Cujubim andam querendo cassar o prefeito Ernan Santana Amorim. O presidente da Câmara, Ivan Pereira da Costa conseguiu cooptar outros vereadores e tenta afastar o prefeito para poder ocupar o cargo, já que a cidade não tem vice-prefeito, uma vez que Ananias Pardini, eleito para o cargo, faleceu em junho do ano passado em um acidente automobilístico. Os vereadores acusam Ernan Amorim de quatro irregularidades, todas sem fundamento, segundo a prefeitura.
Grupos
Toda a articulação tem a ver com a velha rixa entre o Partido dos Trabalhadores e o pai do prefeito Ernan, o deputado federal Ernandes Amorim. O advogado do PT, Ernandes Segismundo é que está dando suporte jurídico aos vereadores. O PT perdeu as eleições em Cujubim para Ernan Amorim e desde então vem tentando sabotar a administração. Para se ter uma idéia, o município que antes era um amontoado de poeira e extração desenfreada de madeira, passou a ter quase toda sua área urbana asfaltada, praças foram construídas e até uma nova rodoviária, que vem sendo alvo de denúncia pelos vereadores.
Explicando
A rodoviária foi construída em um terreno desapropriado pela prefeitura. A Câmara aprovou a desapropriação e a obra está praticamente concluída. A indenização ao proprietário do imóvel não foi paga, porque existem divergências entre os valores, ele quer receber acima do preço de mercado. O interessante é que os vereadores querem parar a obra até que seja pago o valor que o proprietário quer.
Só lembrando
Foram raros os casos em que cassação de Câmara se tornou definitivo. Na maioria o prefeito volta pelas mãos do judiciário. Em Cujubim, juntou a fome com a vontade de comer. O presidente da Câmara quer ser prefeito e o vice-presidente quer ser presidente. Esse tipo de jogo de interesses mesquinhos sobre sempre para a população, que tem obras paradas e recursos estancados. No município de Rio Crespo havia uma situação exatamente igual, os vereadores afastaram o prefeito e depois que ele voltou, a Câmara caiu em descrédito junto à comunidade.
Entregando
O vice-governador Airton Gurgacz não quer mais saber do Detran e deve indicar seu sucessor na autarquia. Essa será mais uma das mudanças a serem anunciadas nos próximos dias. O Detran vem atravessando um momento complicado desde que resolveu mudar o sistema. São meses de atraso, usuários irritados, prédios superlotados, uma confusão. Muito lentamente a coisa vem acomodando uma rotina, tímida, longe de ser satisfatória.
Espaço
Apesar disso, o PDT não vai ganhar mais espaço no governo, o que é um problema, ao menos para o senador Acir Gurgacz. Na visão dele, sua legenda deveria ter pastas mais importantes e ele vem brigando para tentar resolver isso, mas não tem sucesso. Aliás, o PDT no governo é igual ao PDT legenda, não consegue avançar nem um palmo. O partido não conseguiu novas lideranças e continua sendo conduzido como feudo de Gurgacz. Por lá ele manda e obedece quem tem juízo, quem não tiver, que vá procurar outras paragens.
Em Ji-Paraná
Jesualdo Pires confirmou sua pré-candidatura à prefeitura daquele município e ele vem com todo o gás. Figura carismática na região, Jesualdo conta com o apoio do setor empresarial e grande parte da população. Ji-Paraná vem sofrendo há anos com maus administradores. Para se ter uma idéia, até hoje os vereadores daquela cidade não votaram as contas de Acir Gurgacz, que foi prefeito no distante ano 2000. Gurgacz teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas por não conseguido aplicar 25% na educação, conforme determina a Constituição. A Câmara pode ou não acatar a decisão do TCE, mas para isso a matéria precisa ser votada. Pelo jeito, vai ficar para a próxima legislatura.
Registro
No último sábado em Porto Velho, aconteceu o casamento do deputado federal Rubens Moreira Mendes (PSD). A festa foi na estância Três Capelas, de sua propriedade e reuniu políticos de praticamente todas as legendas.
In vino veritas
Nenhuma bebida recebe tanta atenção de cientistas quanto o vinho. Composto de cerca de 400 substâncias, a cada estudo surgem novidades a respeito de seus efeitos. Na dose certa - duas taças diárias para homens e uma para mulheres - protege o coração e o cérebro. Mas agora os amantes da bebida têm mais motivos para brindar. Cientistas da Universidade da Calabria, comprovaram que o resveratrol, encontrado na casca da uva, aumenta o colesterol bom, baixa a pressão arterial, rejuvenesce as artérias, mantém o nível adequado de açúcar no sangue e, o que surpreendeu muitos pesquisadores, dificulta a multiplicação de células malignas, em experimentos feitos em laboratório. Os poderes do resveratrol são tão grandes que já existem estudos para transformar a substância em um medicamento. Pelas pesquisas, são os tintos feitos com uvas tannat, merlot e cabernet sauvignon. São elas as que mais têm resveratrol, substância da família dos polifenóis. E cerca de 95% dos polifenóis estão nas cascas das uvas.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone 9248-8911.