O assunto é polêmico, com debates acalorados e apaixonados. Trata-se da violenta reação contra piadas de mau gosto do humorista Rafinha Bastos (foto), que fez um sucesso rápido e impressionante, sendo hoje uma espécie de campeão mundial em números de seguidores do twitter: mais de 1 milhão e 700 mil. O humor agressivo, sem regras, que ofende, acabou por causar até perda de emprego do humorista na TV Bandeirantes, não se sabe se momentânea ou definitiva. E daí? Daí que a piada que todos detestaram, praticamente sem exceção, está levando a opinião pública a caminhos muito perigosos. Colocou, do seio da coletividade brasileira, o ovo da serpente. A semente da censura. Porque quando ela emana das ditaduras, até se compreende. Os ditadores a usam como primeira arma para calar a todos seus opositores. Mas quando ela nasce entre as pessoas comuns, aí sim, o risco é enorme. Porque a pressão para calar na marra um humorista, por pior que seja sua piada, é um caminho tortuoso para se pensar em censurar tudo: o filme que pareceu agressivo; a novela com cenas picantes; o político que faz oposição; o texto que critica desmandos de autoridades; o jornalista que denuncia. Começa-se aceitando, como sociedade, que um dos seus membros seja censurado, seja calado. Depois, não há mais como conter o ovo se expandindo e nem a serpente que dele nasce.
É sempre bom ter muito cuidado quando se aplaude o cala-boca, seja de quem for. Muito melhor é trocar de canal, mudar o dial do rádio, não ler o jornal ou a revista que não se gosta por decisão pessoal. Ninguém precisa nos dizer o que devemos ou não assistir ou ouvir. Não há melhor forma de protesto. Quando parte da sociedade clama para que Rafinha seja censurado e punido, ela avaliza que os poderosos de plantão se antenem. E comecem a pensar no que mais podem censurar. A piada de Rafinha foi horrível. Mas, pior que ela, é a tentativa de censurá-lo.
JÁ ERA!
Acabooouuuuu...Enfim, no final desta sexta, termina o prazo para a trocalhada de partidos, neguinho correndo daqui, entrando ali, acertando acolá. Quem não tiver escolhido um partido hoje, não estará apto a disputar as eleições do ano que vem. Depois de muita rasteira, traições, palavra engolida e negociações (daria para dizer também negociatas?), o quadro está pronto para 2012. Deus que nos livre!
E A FICHA LIMPA?
As regras para as eleições de 2012 não podem mais ser mudadas, a partir de hoje. Há, contudo, um problema que não está esclarecido e que, certamente, ainda vai dar pano pra manga. E a Lei da Ficha Limpa, vai valer ou não? Afinal de contas, será que o cidadão brasileiro será feito de bobo de novo? O caso ainda não foi definido pelo TSE e nem pelo Supremo. Estão empurrando com a barriga...
NOVA LINGUAGEM
Nesta semana, o deputado José Hermínio assumiu o comando do PSD de Porto Velho, já com a certeza de que será o nome do partido para disputar a Prefeitura. Hermínio, que durante anos só conheceu a linguagem do PT – e daquele mais agressivo – agora terá que se adaptar à sua nova sigla. Muito mais soft e ávida por acordos com os governos. Guerra mesmo só contra a atual administração em Porto Velho. Vamos ver no que
vai dar.
MESMO FILME
Mais uma rebelião no Urso Branco.Tudo de novo. Presídio sem condições, tratando presos como animais, celulares e drogas nas celas, preso querendo mordomias, falta de tudo, falta de controle, de comando, de respeito de dentro para fora e de fora para dentro. Uma bagunça generalizada. Aqui e em todo o Brasil, são os presos que mandam nas cadeias, não as autoridades. Daí, que rebeliões são e serão comuns. Ninguém respeita
ninguém. Dá nisso.
NADA A PERDER
Há controvérsias. Mas uma fonte considerada digna de respeito, disse essa semana que não há dúvida alguma de que o deputado Valter Araújo, presidente da Assembleia Legislativa, será mesmo candidato à Prefeitura de Porto Velho “de qualquer jeito”. O argumento mais importante: Valter não teria nada a perder. Quem conhece política, sabe que não é bem assim. Mas se ele entrar, muda muito o quadro da disputa. E Valter tem grandes chances.
FAMÍLIA TESTONI
O PSD confirmou dois nomes dos mais quentes da região central do Estado: o do prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni e de seu irmão, o deputado estadual Jacques Testoni. Os dois já estão na nova sigla. Alex é candidato à reeleição na sua cidade. E tem grandes chances, pelos resultados positivos da administração que vem realizando.
GORDINHOS
O Ministério da Saúde está tirando das farmácias e até das receitas médicas, várias substâncias utilizadas para controle do apetite, que têm sido a salvação de mais de 16 milhões de brasileiros. Os gordinhos não querem mudar a alimentação e nem fazer exercícios. Daí, se entopem de remédios, mesmo os que podem lhes causar graves danos à saúde. O assunto é polêmico e vai render muita discussão, ainda.
PERGUNTINHA
Quantos dias faltam para a nova rebelião no Urso Branco?