OURO PRETO – Município registra 38 casos de toxoplasmose

OURO PRETO – Município registra 38 casos de toxoplasmose.

OURO PRETO – Município registra 38 casos de toxoplasmose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um acidente com um caminhão no Rio Boa Vista em Ouro Preto D’Oeste (OPO) carregado com resíduos de aves, é apontado como o causador do surto de toxoplasmose na cidade. Após a investigação epidemiológica da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Laboratório Central de Análises Clinicas (Lacen) e Centro de Pesquisas Médicas (Cepem) 36 casos foram confirmados. O acidente ocorreu á 30 dias, despejando mais de 70 sacos de esterco no rio, distante quatro quilômetros do local, onde Companhia de Águas e Esgotos (Caerd) faz a captação que abastece o município.
Só ontem o gerente da Caerd de OPO, José Pereira de Araújo foi notificado pelo coordenador da Vigilância Sanitária e Secretário de Meio Ambiente, Joelmir Araujo de Oliveira do acidente ocorrido na linha 86 em Ouro Preto D’Oeste, que justificou ter tomado conhecimento da situação no dia primeiro de agosto, através dos fiscais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).
“Nós da Caerd já tomamos todas as providências no que tange aos cuidados a serem tomados. A nossa equipe esta fazendo uma varredura no rio, recolhendo amostras para análise e aumento da dosagem de cloro para 2 miligramas por litro para eliminação das bactérias. Solicitamos ainda químicos da Caerd para um acompanhamento da situação aqui na cidade”, disse o gerente da Caerd.
Ontem pela manhã profissionais da Caerd mergulharam no rio Boa Vista, sem nenhum equipamento de proteção para retirada do restante do material. Segundo os técnicos da Companhia de Águas e Esgotos, o serviço seria realizado pelo Corpo de Bombeiros, mas não compareceram. Na cidade o clima é de insegurança, e a população esta cautelosa.

“É uma situação preocupante para nós aqui de Ouro Preto, sabemos que a grande quantidade de resíduos no rio, gerou a doença e que esta se alastrou pela cidade.

Mas que até agora nenhum comunicado foi feito alertando ou orientando a população” argumentou Gabriel Queiroz, programador.

O coordenador geral da prefeitura, Antônio Zenildo, disse que a situação está sob controle. “Foram tomadas todas as providências cabíveis, com relação ao surto de toxoplasmose. A hipótese da relação dos casos com o acidente esta sendo investigada, temos até agora 36 casos constatados , não chega a ser uma epidemia, apenas um surto. Todas as medidas já foram tomadas para que a população não pereça”, explicou Antônio.
A médica veterinária, Caroline Lago, disse que as fezes das aves transmitem outros tipo de doenças, e que toxoplasmose é transmitida através das fezes de felino em contato com alimentos não higienizados.
“A toxoplasmose mesmo só é transmitida através das fezes de felinos, já a salmonelose é que transmitida pelas fezes das aves que causam infecção intestinal, estomacal, diarréias e febre e mal estar”, orientou Caroline.
O médico Álvaro Hoffmam, explica que a toxoplasmose é transmitida por alimentos cru contaminados, e que em sua forma mais comum provoca dor de cabeça e surgimento de gânglios. A doença pode também crescer um pouco o fígado ou o baço e que na forma aguda, pode vir acompanhada de pneumonia e miocardite.
Em Ouro Preto no local onde ocorreu o acidente um nova ponte foi construída.
As empresas responsáveis foram multadas em R$ 750 mil reais. Valor que poder aumentar após estudos de impactos ambientais. No hospital da cidade não internações por toxoplasmose, mas a noticia de um epidemia deixou os moradores da cidade de 40 mil habitantes em estado de alerta.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS