O coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, de Porto Velho, Samuel Pessoa, participou, em Brasília (DF), do Encontro Nacional de Gestores de Juventude, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude. O principal objetivo do evento foi
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, de Porto Velho, Samuel Pessoa, participou, em Brasília (DF), do Encontro Nacional de Gestores de Juventude, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude. O principal objetivo do evento foi aperfeiçoar o processo de implementação das políticas o setor. Mais de 240 gestores participaram do encontro que encerrado nesta terça-feira, 06.
O evento foi a primeira etapa do Curso de Capacitação que será realizado até o final do ano com os gestores estaduais e municipais de juventude. “Esse curso é importante porque está voltado à capacitação dos nossos técnicos a captação de recursos, junto ao Governo Federal, e também na elaboração de projetos”, explicou Samuel Pessoa.
A participação no encontro, de acordo com Samuel pessoa, também foi importante para que Porto Velho pudesse se articular junto ao Fórum Nacional da Juventude, a implantação de projetos do Governo Federal, desenvolvidos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como o “Escola que Protege”.
Também conhecido por “Protege”, o programa visa prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes, com a capacitação para uma atuação qualificada em situações de violência identificadas ou vivenciadas no ambiente escolar. O programa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Samuel Pessoa adiantou ainda que, por ser um tema ainda recente na agenda pública brasileira, o encontro teve como principal objetivo fortalecer a cooperação entre os gestores dos órgãos municipais e estaduais e o governo federal. Entre os temas abordados durante o encontro estiveram o planejamento, a gestão integrada e orçamento das políticas públicas de juventude.
No encontro de Brasília ficou claro que um dos desafios da Secretaria Nacional de Juventude para este ano é a integração das políticas públicas de juventude. O programa Brasil Alfabetizado, por exemplo, um dos 19 programas federais que abordam a temática, deve ampliar a faixa de atuação para jovens de 15 a 29 anos.
Atualmente, o programa do Ministério da Educação é majoritariamente direcionado a adultos e idosos. Segundo dados do IBGE, quase 2 milhões de jovens são analfabetos. “É preciso trabalhar o olhar juvenil em todos os programas de governo. E isso deve ser trabalhado em todas as esferas, tanto federal, quanto municipal e estadual”, defendeu.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!