Justiça autoriza venda de bebidas, mas proíbe consumo no local

Justiça autoriza venda de bebidas, mas proíbe consumo no local

Justiça autoriza venda de bebidas, mas proíbe consumo no local

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma liminar (pedido antecipado) suspendeu os efeitos das notificações contra os postos de combustíveis que venderem bebidas alcoólicas em suas instalações. A decisão, concedida no dia 26 de agosto de 2011, é do juiz de direito Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Porto Velho - Rondônia. Até o julgamento do mérito (decisão final), esses estabelecimentos podem vender bebidas, pois o magistrado proibiu apenas o consumo nas proximidades dos postos.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e de Lubrificantes do Estado de Rondônia ingressou com um Mandado de Segurança (MS) contra ato do Secretário Municipal da Fazenda de Porto Velho e o Município de Porto Velho, com objetivo de manter o livre comércio de suas lojas de conveniências, lanchonetes e restaurantes nos postos de revenda de combustíveis.
Segundo o Sindicato, foi editada uma Lei Municipal n.1949 de 05 de agosto de 2011, que proíbe a venda, consumo e exposição de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis, lojas de conveniências, lanchonetes e restaurantes instalados dentro da área dos postos de combustíveis. Ainda de acordo com o Sindicato, essa Lei afronta a ordem econômica, pois fundada no livre comércio, não existe proibição de venda de bebidas alcoólicas, com exceção da comercialização nas rodovias federais.
Para o magistrado, as provas dos autos demonstram que existem direitos de ambas as partes a serem analisados e/ou garantidos pelo Judiciário. De um lado, o direito de livre comércio por parte dos postos de combustíveis e, de outro, o da coletividade de pessoas que residem nas proximidades dos postos, de poderem usufruir de um meio ambiente sadio, livre da poluição sonora e da perturbação. "Tenho por relevante o direito alegado por ambos, para tanto resguardo-me do direito de analisar as novas informações solicitadas que constarão no processo".
Com a liminar, os postos de combustíveis estão permitidos vender bebidas alcoólicas, porém proibidos de permitir o consumo no local. "Considerando a incompatibilidade da atividade de venda de combustíveis inflamáveis e de aglomerações de trânsito e pessoas sob efeito a potencial afetação alcoólica no perímetro, com risco à integridade própria e de terceiros".
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS