JARU - Fiscalização Sanitária e Polícia Civil apreende medicamentos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para atender uma requisição da Promotoria de Justiça da Comarca de Jaru/Ro, feita pela promotora de Justiça Luciana Ondei sobre denúncia a Ouvidoria do Ministério Público, o departamento de fiscalização sanitária do município de Governador Jorge Teixeira, juntamente com policiais civis lotados em Jarú, realizaram busca nas Drogarias e Laboratórios em atividade de Comércio de Medicamentos em geral sem Responsável Técnico (RT); sem Certidão de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia CRF/AC/RO e conseqüentemente, sem a Licença Sanitária, no município de Governador Jorge Teixeira.
Durante a operação, os Agentes de Fiscalização Sanitária fizeram inspeções em todas as Drogarias e Laboratórios existentes no município, com exceção dos da unidade Hospitalar, devido à competência para inspecionar ser do Estado, e não do município. Nas Drogarias os medicamentos foram inspecionados e conferidos a data de validade e sua procedência, e que, em duas Drogarias, foi feita apreensão de medicamentos por estarem com data de validade expiradas e com lacres violados.
Um laboratório foi encontrado sem Responsável Técnico no momento da inspeção, devido ter o RT pedido baixa junto ao CRF/RO e que não foi comunicado a Vigilância Sanitária sobre a sua saída, no entanto, foi feito notificação preliminar dando 10 dias de prazo para se regularizar perante o CRF e conseqüentemente com a Vigilância Local.
Ao final a operação resultou três Notificações Preliminares, quatro Auto de Apreensão, um Auto de Interdição e uma Multa. Durante a operação não foi encontrado medicamentos ilícitos ou ilegais e nem entorpecentes. Uma das Drogarias localizada no distrito de Colina Verde, foi Interditada pela Vigilância Sanitária Municipal por não atender os preceitos da legislação Sanitária local Lei 448/2008 e, em Especial, a Lei nº 5.991 de 17 de Dezembro de 1973 em seu art. 15, que determina a obrigatoriedade da assistência Técnica nestes estabelecimentos.
A equipe de Agentes de Fiscalização Sanitária do município de Governador Jorge Teixeira/RO, composta pelos Agentes Fiscais: Denilson dos Santos Manoel, diretor fiscal, e José Magno Borges Rodrigues, medico veterinário e inspetor sanitário, em conjunto com a Policia Civil da Comarca de Jaru/RO, tendo como chefe de equipe Sergio Artur Ignácio.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!