O Ministério de Educação e Cultura (MEC) promoveu esta semana em Brasília uma reunião com gestores de educação profissional e tecnológica de todos os estados do país para discutir o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A gerente de educação profissional de Rondônia, Tereza Sabino, foi a representante do Estado nesta reunião
O Pronatec visa a inclusão, expansão, interiorização e a democratização da oferta dos cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Nos dois dias do evento (23 e 24 de agosto) foram discutidos a implantação dos programas de inclusão da pessoa com necessidade especial, a Rede e-Tec Brasil, o Profuncionário e o Programa Brasil Profissionalizado.
Segundo Tereza Sabino o Estado de Rondônia já aderiu ao Brasil Profissionalizado que é voltado para construção, reforma, ampliação de infraestrutura, formação de professores e fortalecimento da rede estadual de educação. “Rondônia já aderiu a esse programa, porém ainda não temos nenhuma ação financiada pelo MEC”, afirmou.
Sabino disse ainda que esse evento é de fundamental importância porque esclarece aos participantes como os estados devem trabalhar com o Pronatec.
Além do Ministério da Educação e cultura, estão envolvidos no programa o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério do desenvolvimento Social e todo o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) que contribuirão na formação e capacitação técnica da população.