Deputado Tucura pede explicações ao Detran sobre sistema Renavam

Deputado Tucura pede explicações ao Detran sobre sistema Renavam

Deputado Tucura pede explicações ao Detran sobre sistema Renavam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rondônia tem quase 600 mil veículos. Desde o último dia 15, quem necessita emplacar, fazer transferências ou qualquer outro serviço que utilize o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) enfrenta grandes transtornos.
Diante destes fatos, o deputado estadual Valdivino Tucura (PRP) se reuniu na tarde de quinta-feira (4), com o diretor-adjunto do órgão, coronel João Carvalho, onde cobrou explicações sobre os problemas. “Diversas pessoas estão sofrendo com estes situações relacionadas ao Detran e ao Renavam. Conheço produtores rurais que estão com caminhões prontos para transportar os produtos agrícolas, mas não podem trabalhar porque estão sem documento e placa. Também há os empresários do ramo automotivo que estão com diversas compras e vendas paradas por causa da falta de agilidade nas transferências dos veículos”, disse Tucura ao diretor-adjunto do Detran.
Já o coronel Carvalho destacou os principais pontos que causaram transtornos aos motoristas e empresas rondonienses. “Minas Gerais, Bahia e Rondônia tinham os sistemas mais antigos de acesso ao Renavam. Então, tivemos que fazer esta mudança. Antes, tínhamos um contrato com uma empresa terceirizada que tinha o programa de acesso. O contrato venceu há pouco compramos o programa e fizemos a mudança, que aconteceu em 15 de julho. Também tivemos problemas na base nacional, além na rede de internet. Enfim, espero que até sexta-feira (5) ou no máximo até segunda-feira (8), tudo esteja regularizado”, falou ele.
O coronel João Carvalho apontou para o deputado Tucura os benefícios que o novo sistema de acesso ao Renavam vão trazer para os motoristas rondonienses. O novo sistema é totalmente auditado e com maior controle. Antes, poderia haver problemas com fraudes sem responsabilizar ninguém.
Outro ponto de destaque é a agilidade. O motorista ou despachante pode fazer o pagamento das taxas e em no máximo 15 minutos, a compensação acontece no sistema do Detran, o que dá mais agilidade na emissão dos documentos. “Além disso, o contribuinte pode acessar e fazer pagamentos em qualquer lugar do Brasil, optando por receber o documento do IPVA na sede do Detran ou em casa”, afirmou Carvalho.
O deputado Tucura agradeceu os esclarecimentos feitos pelo diretor do órgão. “Fiquei satisfeito com os argumentos do coronel Carvalho. Acho que houve uma pequena falha de comunicação com a sociedade. Por isso, peço que o Detran, quando fizer alguma alteração no atendimento aos motoristas, alerte a população por emissoras de rádio, televisão, jornais e sites”, finalizou ele.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS