Capacitação do Programa Próprio dá energia nova a empresa de rebobinagem

Capacitação do Programa Próprio dá energia nova a empresa de rebobinagem

Capacitação do Programa Próprio dá energia nova a empresa de rebobinagem

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Evilsa Leal Vieira Carneiro mantém há oito anos, com o marido Wellington, uma empresa de rebobinagem em motores e geradores de energia. Durante esse tempo eles nunca fizeram curso ou treinamento para abrir um pequeno negócio ou de capacitação empresarial.
Mas um dia, segundo Evilsa, ela ouviu falar num serviço de rádio cipó sobre o Próprio, programa de capacitação do Sebrae. “Eu resolvi procurar o Sebrae, me informar, gostei da proposta e resolvi fazer”, disse ela, lembrando que tentou outras vezes mas nunca dava certo.
 O Próprio não foi o início de seu empreendimento, mas ajudou-a muito a dar uma nova visão empreendedora e a manter, agora sob padrões gerenciais, um negócio que pode evoluir. “Mas meus planos são maiores, pois pretendo montar uma indústria de conexões de bombas d’água, pois atualmente temos que comprar para revender”.
“Eu nunca havia feito um curso ou capacitação do Sebrae, mas um dia, andando pelas ruas de Nova Mamoré [RO], onde morei antes de vir para Porto Velho, ouvi numa rádio popular, comumente chamada de rádio cipó, divulgação das propostas de consultoria do programa Próprio, que me ajudou a identificar elementos indispensáveis para a sustentabilidade de um pequeno negócio”, lembra Evilsa, que gerencia a empresa Wellington Rebobinagens.
 Depois de começar o negócio vendendo a motocicleta que tinham para o transporte, Evilsa e Wellington já comprara compressor e máquina de jato de areia, utilizada par fixar resina. Sabem que têm hoje R$ 56 mil em investimento, com capital de giro de R$ 12 mil. “O prédio é alugado, mas trabalhamos para construir instalações próprias”, afirma a empreendedora, que gerencia o negócio.
 O casal continua fazendo o que fazia antes, ou seja, fazendo rebobinagem em motores elétricos, geradores de energia e bombas d’água, além de conservar vários outros itens, como quadros de comando energético. “Mas agora sabemos o que é formar estoque, capital de giro, capital fixo, além de saber o quando podemos gastar”, diz Evilsa satisfeita, lembrando que também põe a mão nas ferramentas quando necessário.
História
 Evilsa lembra que sempre teve vocação para trabalhar com o que faz atualmente – começou há 12 anos. Só que havia resistência de seus familiares que lhe diziam só poder ter alguma atividade comercial ou empreendedora depois de casada. “Tive de fazer cursos de corte e costura e de molde vazado, mas, como nunca quis ser empregada doméstica ou costureira, não levei adiante”. Conheci meu marido Wellington e trabalhamos juntos”.
 Sobre a motocicleta de que se desfizeram, eles compraram outra e também uma caminhoneta para carregar equipamentos para conserto e ainda fazer frete.
 Serviço:
Wellington Rebobinagens
Rua Nicarágua, 1056, Nova Porto Velho
Telefones: [69] 9954-2599, 9218-5156 e 8109-4433
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS