A aula inaugural dos cursos de Auxiliar Administrativo e de Montador de Estruturas Metálicas do projeto Vira Vida, projeto de enfrentamento à exploração sexual de jovens em Rondônia acontece no próximo dia 04 de agosto, às 15h, no auditório do Ministério Público Estadual (MP/RO).
O evento vai contar com a presença do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, do superintendente do SESI/RO, Celso Zanelatto, do diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, coordenação local do projeto, alunos, entre outros convidados e autoridades locais.
Desenvolvido pelo Conselho Nacional do SESI, o projeto oferta formação profissional e inserção no mercado de trabalho a rapazes e moças, de 16 a 21 anos, que vivem em situação de exploração sexual. A primeira turma de Porto Velho é formada por 40 jovens.
Iniciado há dois anos, o Vira Vida já beneficia cerca de mil jovens, das dez localidades onde já está implantado no Brasil, sempre com o apoio de entidades do Sistema S, organizações governamentais e não governamentais, empresas públicas e privadas, instituições sociais e religiosas.
O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil. Já existem núcleos em Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Brasília, Salvador, Teresina, João Pessoa e Campina Grande (na Paraíba) e Curitiba. Além de Foz e Londrina, o projeto está em implantação em Parnaíba (Piauí), Rio de Janeiro e Rondônia estão previstos os núcleos nos Estados do Mato Grossa do Sul, Maranhão e São Paulo.