Agricultores ribeirinhos reivindicam ações para desenvolvimento da região

Agricultores ribeirinhos reivindicam ações para desenvolvimento da região

Agricultores ribeirinhos reivindicam ações para desenvolvimento da região

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cursos técnicos profissionalizantes, internet gratuita, parceria entre Seagri, Semagric e Emater para fazer funcionar as agroindústrias. Foram essas algumas das deliberações do governador Confúcio Moura, no último dia 27, durante o I Encontro de Produtores Rurais do Médio e Baixo Madeira. O evento foi realizado no distrito de São Carlos e reuniu moradores, comunidade organizada, representantes de organismos público e da iniciativa privado, além de autoridades dos poderes executivo e legislativo para discutir ações de desenvolvimento da região.
 
Organizado pela Prefeitura de Porto Velho o Encontro teve por proposta reunir as três esferas de governo para discutir com a comunidade assuntos relacionados ao acelerado crescimento da região e à estruturação para receber as compensações das usinas hidrelétricas que estão sendo construídas no Rio Madeira. A chegada dos empreendimentos trouxe a perspectiva de investimento financeiro através dos programas de compensação ambiental e social estimado, cada um, no valor de 0,5% do empreendimento. Com eles vieram a esperança de uma vida melhor para uma comunidade tão sofrida. “Assim, muitos estão trazendo para cá seus familiares que passam por dificuldades em outras localidade”, explica o extensionista Marivaldo Cavalcante de Lima, gerente da unidade da Emater em Calama e trabalhando oito anos na região.
 
Essa grande procura por estabelecer-se à beira do Médio e Baixo Madeira tem levado a comunidade a se unir em busca de um desenvolvimento ordenado. Durante o encontro lideranças comunitárias, presidentes de associações e cooperativas e até a juventude local manifestaram-se em favor de apoio governamental.
 
Dentre as reivindicações está a de Antônio Lúcio Lima, representante da Cooperativa de Agroextrativistas do Médio e Baixo Madeira (Coomade), que reivindicou assessoria
técnica para trabalhar com produção orgânica, incentivo para verticalização da produção, estruturação para instalação das agroindústrias, viabilização do escoamento da produção com transporte fluvial e terrestre e um plano de ação para potencializar a agricultura ribeirinha.
 
Ainda no segmento agropecuário, o José Wilson de Melo, presidente do Conselho das Associações e Cooperativas do Médio e Baixo Madeira (Conacobam) falou da importância sem e abrir novos mercados para a comercialização da produção ribeirinha, agregando valor ao produto e valorizando a produção local. “A comunidade está organizada e quer participar dessa parceria entre governo estadual e prefeitura”, disse.
 
Governo de cooperação
Atento a todas as solicitações o governador Confúcio Moura já deliberou a seu secretariado levantamento para viabilização das ações reivindicadas. Em algumas foi enfático e decisivo, como a de incrementar a “Emater ribeirinha”, forma como ele se referiu aos extensionista da Emater que atuam na região, para fortalecer as ações de assistência técnica na região.
 
Comprovando ser um governo de cooperação Confúcio Moura falou da parceria Seagri, Semagric e Emater para fazer funcionar as agroindústrias que já estão instaladas, mas que ainda não conseguem funcionar e às cincos a serem instaladas, através do programa de compensação das usinas.
 
Sobre a capacitação dos agricultores, o governador disse que irá viabilizar cursos técnicos nas áreas de agricultura e agroecologia e colocou-se à disposição, pedindo ao secretário adjunto da Emater, Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, para ver o que precisa para viabilizar o transporte da produção.
 
O I Encontro de Produtores Rurais do Médio e Baixo Madeira foi coordenado pelo prefeito Roberto Sobrinho e contou com as presenças de: Antônio Deusemínio de Almeida, secretário adjunto da Seagri; José Wildes de Brito, da Semagric; Carlino Lima, superintendente do Incra; deputado estadual Zequinha Araújo e vereadores Sid Orleans e Ellis Regina Batista Leal.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS