ARIQUEMES - Unir e CPRM investigam água de poços em Ariquemes

ARIQUEMES - Unir e CPRM investigam água de poços em Ariquemes

ARIQUEMES - Unir e CPRM investigam água de poços em Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A qualidade da água dos poços amazonas sempre foi questionada, mas agora uma pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) pretende realizar um diagnóstico preciso desta modalidade artesanal de abastecimento de água de muitas famílias de Rondônia.
O projeto é denominado Águas Subterrâneas e está sendo desenvolvido em Ariquemes e Porto Velho. Os pesquisadores visitam as residências e colhem informações que estão sendo catalogadas. O grupo já descobriu que muitas famílias deixaram de usar os poços artesanais, os quais depois de inutilizados passaram a servir como depósito de lixo e entulho. “Existem casos de que os moradores transformaram o poço em fossa, contaminando o lençol freático do município. Essa é a forma mais inadequada possível para a inutilização de um poço”, comenta o geólogo da CPRM Marcos Nóbrega.
O objetivo da pesquisa é fazer um mapeamento, apontado as residências onde o abastecimento de água é proveniente dos poços e onde estão os poços abandonados. A qualidade da água fará parte da segunda etapa da pesquisa. “A segunda etapa do projeto prevê a analise completa da qualidade da água para o consumo. Além de beneficiar a população, o resultado da pesquisa vai servir também para estudos científicos da região”, explica o Coordenador do Projeto Gerson Flores Nascimento.
Junto com o cadastramento, os pesquisadores descobrem a altura, a profundidade, a temperatura da água, a salinidade e a acidez. Todas as informações ficam registradas e fazem parte do mapeamento hidrológico da CPRM, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia e ao Serviço Geológico do Brasil.
Somente na região central de Ariquemes já se sabe que mais de 1 mil poços continuam em utilização, mesmo onde há abastecimento de água tratada. Os pesquisadores alertam a população do risco de se consumir água contaminada, porque no município não existe captação e tratamento de esgoto, sendo utilizado o sistema de fossas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS