A Justiça do Trabalho Itinerante confirmou terça-feira, 26, a realização das nove primeiras audiências dos operários da usina de Jirau para o próximo dia 4 de maio, no próprio canteiro de obras da hidrelétrica.
Nas audiências serão apreciadas as reclamatórias trabalhistas que deram entrada durante os atendimentos feitos pela equipe às terças e quintas-feiras. Ontem (26), foram atendidos mais de 80 trabalhadores e até o momento estão agendadas nove audiências para dia 4 de maio (quarta-feira).
Para divulgar as atividades itinerantes no canteiro de obras, o servidor Lélio Lopes, secretário Judiciário, utilizou o sistema de som dos restaurantes no horário de almoço e falou a milhares de operários, que também recebem informações por meio de cartazes, faixas e banners, e esclarecimentos na camionete “van”, que funciona como Unidade Móvel no canteiro de obras.
O secretário garante que o calendário de atendimento da Unidade Móvel nas margens direita e esquerda do rio Madeira será mantido até 30 de junho de 2011, com recebimento de reclamações às terças e quintas-feiras, das 9 às 16h, e a previsão é de que a procura aumente ainda mais a partir da intensificação do trabalho de divulgação.
Dos mais de 80 atendimentos realizados ontem, a maioria é de operários em busca de informações sobre questões administrativas, o que levou Lélio Lopes a se reunir com o gerente de Gestão de Pessoas da empresa Camargo Corrêa, Ronei Bortolossi, e apresentar sugestões de melhorias aos operários e às empresas. “Alguns desses casos poderão desaguar em demandas judiciais”, admitiu Lopes.
A carpinteira Iracema Teixeira, natural de Guajará-Mirim, foi uma das mulheres atendidas e destacou a iniciativa do TRT em oferecer atendimento no canteiro de obras, pois, segundo ela, isso vem facilitar muito no acesso das informações.
Rádio Justiça
Na ocasião, Lélio Lopes foi entrevistado por telefone pela equipe da Rádio Justiça e fez um balanço dos atendimentos já realizados no canteiro de obras, e das atividades desenvolvidas em conjunto com o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego em Rondônia, com o objetivo de resguardar os direitos dos trabalhadores.