Coordenadoria de Pesca e Aqüicultura fortalece setor produtivo

Coordenadoria de Pesca e Aqüicultura fortalece setor produtivo

Coordenadoria de Pesca e Aqüicultura fortalece setor produtivo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Criada há poucos dias pelo prefeito Roberto Sobrinho, a Coordenadoria Municipal de Pesca e Aqüicultura já trabalha para concretizar seu principal objetivo – o fortalecimento do setor produtivo, dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Sua origem foi o projeto de lei complementar nº 04, de 21 de março de 2011, que trata da reestruturação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).
 
A coordenadoria terá o papel de qualificar pessoal para organizar a atividade de pesca e aqüicultura no Município, “dentro dos parâmetros de sustentabilidade e legalidade”, relata o projeto. Ela ficará agregada à estrutura da Semagric, com espaço e equipe apropriada para desenvolver seus projetos. Um deles, que já está em andamento, trata da implantação de tanques escavados em diversas propriedades rurais para criação de peixes. “Dez tanques já foram construídos e nossa expectativa é de que até o final deste ano estaremos produzindo 30 toneladas de pescado”, afirma José Wildes.
 
Parceria
 
A construção dos tanques está sendo feita em parceria com o Sindipesca (Sindicato dos Aqüicultores e Pescadores de Porto Velho). O local escolhido é o Ramal Tucumã, na Linha Aliança, a 60 quilômetros da Capital. A prefeitura está investindo R$ 160 mil no projeto (recursos próprios), além de disponibilizar o maquinário para fazes as escavações. “O sindicato entra com a parte burocrática referente ao licenciamento ambiental e assistência técnica”, explica José Wildes.O projeto inicial visa alavancar a produção de pescado da espécie tambaqui, mas pretende avançar para outras espécies da região, como o pirarucu. “É importante ressaltar que o prefeito sempre teve esse objetivo, que agora passa a se concretizar”, comentou o secretário. Ele acrescentou que o objetivo do prefeito Roberto Sobrinho é a implantação do pólo pesqueiro na Capital.
 
Incentivo
 
Como parte das ações de incentivo ao consumo ao pescado, a prefeitura também firmou parceria com o Sindipesca para a entrega do Caminhão Feira do Peixe que transporta e armazena até 3 toneladas de pescado fresco e congelado, sendo equipado com câmaras frias, espaço para o manuseio do peixe, balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor. Segundo o secretário José Wildes, este caminhão vem para baratear o peixe, e acabar com a figura do atravessador, que resulta no alto valor do pescado e contribuir para uma alimentação mais saudável da população. O caminhão do peixe já está percorrendo os bairros da capital, vai vender o tambaqui a cinco reais o quilo. Durante a semana santa estará na zona Leste de Porto Velho.
 
Joana D’arc
 
Dentro de 60 dias, a prefeitura espera iniciar a construção de mais dez tanques na Linha 13 do assentamento Joana D’arc, para a produção de mais 30 toneladas de tambaqui. O local, de acordo com José Wildes, é propício para esse tipo de atividade. O Município pretende firmar parceria com outras associações de produtores interessados no projeto. A prefeitura também estuda a possibilidade de levar o projeto da criação de peixes em tanques escavados para a comunidade do Engenho Velho, na margem esquerda do Rio Madeira. Na tarde desta terça feira, o secretário José Wildes e equipe visitaram o local. “estamos buscando parceria”, informou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS