Ministro do CNJ falara sobre horário forense no encontro da advocacia dia 20
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Questões relacionadas ao cumprimento da resolução 88/2009, que sofreu alteração em seu artigo 1º, fixando o horário forense das 09h às 18h, serão debatidas com a advocacia rondoniense pelo ministro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o IV Encontro Regional da Advocacia, que acontece a partir de quarta-feira, se estendendo até dia 23, em Cacoal.
O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), Hélio Vieira, explica que é favorável ao cumprimento da carga horária. “Se o expediente for corrido, é preciso que sejam cumpridas as seis horas, mas se a opção for pelos dois turnos, o melhor para a advocacia e para a sociedade é que sejam quatro horas pela manhã e mais quatro à tarde”.
Reconduzido ao cargo de ministro do CNJ, Jorge Hélio Chaves de Oliveira tem a concepção de que o Conselho vem prestado um grande serviço ao Brasil, funcionando como controle externo do Poder Judiciário. “Quem acompanha as ações do CNJ pode testemunhar a evolução e os avanços que este organismo tem realizado em favor de uma prestação jurisdicional célere e de qualidade”, atesta Jorge Hélio, que já esteve em Rondônia a convite da OAB e agora confirma sua participação no IV Encontro da Advocacia Regional, em Cacoal.
Outra autoridade que confirmou participação no encontro é o governador do Estado, Confúcio Moura, destacando que a reunião será oportuna para que sejam feitas discussões a cerca da necessidade de contratação de mais pessoal para o Poder Judiciário, através de concurso. “Claro que também conversaremos sobre a questão orçamentária, mas sempre no sentido de possibilitar a adequação das resoluções do CNJ”, ressalta.
Confúcio destacou a importância do evento promovido pela OAB-RO e disse que vem trabalhando em parceria com aquelas entidades que, a exemplo da Ordem, atuam diretamente na defesa dos direitos do cidadão e dos interesses difusos e coletivos.
No evento, estarão em debate a qualidade da prestação jurisdicional, o novo expediente forense, prerrogativas profissionais, exame de ordem, treinamento para o Projud, Colégio de Presidentes das Subseções e as reformas no sistema legal brasileiro, além de vários outros temas de interesse comum da OAB e da sociedade. O encontro será encerrado com torneios esportivos e baile de confraternização.
Cacoal - 20,21,22 e 23 de abril de 2011
Programação
20.04.2011, Quarta-feira
19h.30min. – Cerimônia de abertura com participação de advogados e acadêmicos de direito das faculdades de Cacoal e região;
Palestrantes:
- Ministro Jorge Hélio do Conselho Nacional de Justiça
Tema: As atividades no CNJ
- Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho Secretário Geral do Conselho Federal da OAB
Tema: Reformas: Segurança Jurídica e Justiça Social
Local: Universidade UNIR
Rua E, 920 – Pq Brizon
Cacoal/RO 75.975-155
21. 04. 2011, quinta-feira
8 horas - Colégio de Presidentes e Sessão do Conselho
Local: Faculdade UNESC
1º TEMA:
Prestação Jurisdicional
Facilitador: Desembargador Cássio Sbarzi Guedes – Presidente do TJ/RO
2º TEMA:
Prerrogativas
Facilitador: Aurimar Lacouth – Presidente do Tribunal de Prerrogativas da OAB/RO
3º TEMA:
Exame de Ordem
Facilitador: Dr. Marcos Antônio Araújo
4º TEMA:
Temas e datas a serem definidos pelos Presidentes das Subseções e o Conselheiros para Conferência dos Advogados em Porto Velho
Sugestões: - Reforma do CPC;
- Reforma do CPP;
- Reforma do Código Florestal;
- Reforma do CDC;
- Reforma Política e Tributária;
- e outros.
5º TEMA:
OAB – Cidadania – Noções básicas de Direito nas Escolas:
Facilitador: Dr. Hélio Vieira da Costa
- Palavra Livre
15h. – Abertura do Torneio de Futebol das Subseções;
- Dia 22. 04, sexta-feira
08h. – Continuação do Torneio de Futebol Intersubseções
12h. – Almoço de confraternização
- Dia 23.04, SÁBADO
- 00h01min. – Show Artístico – (com João Márcio e Fabiano)
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!