Comissão afirma que Secretaria de Segurança de RO descumpre compromisso de campanha firmado pelo Governador
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi com muito espanto e surpresa que os candidatos aprovados nas provas, objetiva, discursiva, teste físico, prova oral e de títulos, no último concurso da polícia civil, ouviram o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Dr. Ricardo, e o Assessor da SESDEC, Dr. Hélio,, dizerem em alto e bom som, em reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, na última quinta-feira, 14/04, que: “OS CANDIDATOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL - TODOS OS CARGOS - NÃO FAZEM PARTE DOS PLANOS DA “NOVA” SECRETARIA E NÃO SERÃO CONVOCADOS!”
É necessário que se faça justiça e frisar, nesse sentido, que o Dr. Ricardo estava representando o Secretário de Segurança Dr. Marcelo Bessa, e afirmou que estava ali para, apenas comunicar o teor da decisão interna tomada pela comissão por ele denominada de Conselho Superior da Polícia Civil. Trocando em miúdos, essa ordem não foi especificamente do representante do Secretário.
Compareceram a reunião, aproximadamente, 40 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, acompanhados do Deputado Federal Mauro Nazif, que sensibilizado pela luta legítima dos aprovados, aderiu à causa e tenta de todas as formas demonstrar ao poder público a necessidade da convocação de mais policiais para serem colocados a serviço do Povo Rondoniense, no presente caso, os candidatos acima mencionados.
A comissão de aprovados já identificou que, muito embora o Secretário de Segurança mostre simpatia à convocação, encontra forte resistência dentro daquela Secretaria por parte do Assessor Dr. Hélio, bem como do Diretor geral da Polícia Civil Dr. Claudionor, que já se manifestaram inúmeras vezes contrários a convocação dos referidos candidatos, sem, no entanto, conseguirem explicar os motivos da resistência. Sabe-se, porém, que a Polícia Civil está a todo vapor elaborando seu PCCS, Plano de Carreira Cargos e Salários, e reivindicando aumentos substanciais de salário, de onde se deduz que, não seria interessante para a diretoria, a qual publicamente almeja aumentar seus salários, onerar a folha de pagamento com mais policiais: “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
O que o dito Conselho Superior de Polícia Civil esqueceu de verificar, é que na sua campanha a governo do Estado, o atual Governador Confúcio Moura realizou reunião com o candidatos aprovados e comprometeu-se, se eleito fosse, a convocá-los, tendo elogiado o grupo na ocasião dizendo a todos que fazia questão de que viessem fazer parte do seu governo. Com isso, desnecessário dizer que o Governador a partir daquele momento ganhou a adesão da totalidade dos aprovados, bem como de seus familiares. Os candidatos aprovados fizeram a sua parte.
Tal compromisso de campanha, por certo, visava naquela ocasião um necessário aumento de efetivo nas fileiras da polícia civil – intenção esta também demonstrada pelo Governado anterior, bem como pelo Diretor da Polícia Civil a época - posto que, verifica-se no Estado, além de déficit significativo de efetivo, inclusive no âmbito legal, uma precária prestação de serviço de Segurança Pública, dado o aumento incontrolável da criminalidade.
Após a reunião na qual o porta-voz da Secretaria de Segurança literalmente descartou os aprovados em nome do referido “Conselho Superior”, estes se reuniram com o Chefe da Casa Civil, Dr. Ricardo Sá, o qual, gentilmente, pediu desculpas ao grupo em nome do Secretário de Segurança, afirmando ainda que, o Governador costuma honrar suas promessas de campanha, tendo marcado uma reunião dos candidatos aprovados com o Governador do Estado para quarta-feira (dia 20/05/11), reunião esta que terá a presença do Deputado Federal Mauro Nazif.
A comissão de aprovados, diante dos fatos, deseja externar que confia incondicionalmente no Governador Confúcio Moura, o qual, mesmo diante das inúmeras dificuldades que tem encontrado em seu início de gestão, já demonstra ter as rédeas da situação, bem como já deu início a um novo caminho ao povo de Rondônia. Caminho de Esperança, Honestidade, e, sobretudo, JUSTIÇA.
Somos brasileiros e aprendemos a nunca desistir. Abdicamos de muitas coisas da nossa vida para estudos diários. Com a realização das provas muitos não chegaram ao final do percurso. Outros chegaram à frente. E houve também aqueles que chegaram ao final da disputa com a mesma dignidade. Circunstancialmente somente alguns ergueram o troféu, mas não é a instituição e a população que têm que sagrar-se vitoriosas?
Assinado: Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil de Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!