Assistência técnica supera expectativa de agricultor

Há mais de 15 anos trabalhando com atividade leiteira, o agricultor Donizete Luiz Ferreira se diz satisfeito com sua propriedade. As ações desenvolvidas junto com técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater

Assistência técnica supera expectativa de agricultor

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há mais de 15 anos trabalhando com atividade leiteira, o agricultor Donizete Luiz Ferreira se diz satisfeito com sua propriedade. As ações desenvolvidas junto com técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) têm garantido a ele, melhoria na produção e aumenta de renda familiar através da comercialização do leite. Hoje, o agricultor produz mais de 600 litros de leite de boa qualidade e a produtividade de seus animais é superior a média estadual.
Localizada na Linha 8, quilômetro 15 da BR-364, no município de Costa Marques o agricultor Donizete recebe assistência técnica da Emater no preparo de suas terras para plantio e pastagem e na melhoria genética de seus animais. Inserido nos programas de governo, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), que visam à melhoria do rebanho leiteiro no Estado, o agricultor conseguiu melhorar e aumentar a produção de 200 litros/dia em 2010, para 630 litros/dia. “Além da aptidão do agricultor essa melhoria teve êxito com o in tenso acompanhamento dos extensionista da Emater na propriedade”, diz Jasson Frank Longhi de Mattos, gerente da Emater/Costa Marques.
Jasson conta que com os programas oferecidos pela Seagri foi possível investir no manejo de pastagens, na introdução de animais melhorados e no processo de inseminação artificial. O agricultor também conseguiu financiamento para adquirir mais animais de raças mistas e comprou uma ensiladeira para melhorar a produtividade do rebanho.
Em visitas a propriedade de Donizete os extensionistas sentiram que havia necessidade de melhorar a alimentação do rebanho no período mais seco do ano, a fim de se manter a qualidade e quantidade do leite produzido, “pois nesse período a produção chega a cair mais de 50 %”, diz o extensionista. E complementa: “no inicio pensamos em fazer a irrigação dos piquetes, mas após levantamentos vimos que era inviável, pois não haveria água suficiente, então optamos por fazer a silagem e, com empenho da Seagri e Emater, conseguimos as máquinas para destocar, gradear e ensilar”.
O extensionista Jasson explica que a silagem traz muitos benefícios ao agricultor. Através desse processo é possível manter um maior número de animais ou unidades animais (450 kg) por unidade de terra; maximizar a produção de carne ou leite durante os períodos de escassez de alimentas; em confinamento, permite ofertar animais bem nutridos em épocas de melhor preço; além de armazenar grande quantidade de alimento e pouco espaço. Com todo esse empenho a propriedade de Donizete mantém a qualidade na produção de mais de 600 litros/dia de leite e a produtividade animal está em torno de oito litros, “bem acima da média no Estado”, garante Jasson.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS