Há mais de 15 anos trabalhando com atividade leiteira, o agricultor Donizete Luiz Ferreira se diz satisfeito com sua propriedade. As ações desenvolvidas junto com técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) têm garantido a ele, melhoria na produção e aumenta de renda familiar através da comercialização do leite. Hoje, o agricultor produz mais de 600 litros de leite de boa qualidade e a produtividade de seus animais é superior a média estadual.
Localizada na Linha 8, quilômetro 15 da BR-364, no município de Costa Marques o agricultor Donizete recebe assistência técnica da Emater no preparo de suas terras para plantio e pastagem e na melhoria genética de seus animais. Inserido nos programas de governo, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), que visam à melhoria do rebanho leiteiro no Estado, o agricultor conseguiu melhorar e aumentar a produção de 200 litros/dia em 2010, para 630 litros/dia. “Além da aptidão do agricultor essa melhoria teve êxito com o in tenso acompanhamento dos extensionista da Emater na propriedade”, diz Jasson Frank Longhi de Mattos, gerente da Emater/Costa Marques.
Jasson conta que com os programas oferecidos pela Seagri foi possível investir no manejo de pastagens, na introdução de animais melhorados e no processo de inseminação artificial. O agricultor também conseguiu financiamento para adquirir mais animais de raças mistas e comprou uma ensiladeira para melhorar a produtividade do rebanho.
Em visitas a propriedade de Donizete os extensionistas sentiram que havia necessidade de melhorar a alimentação do rebanho no período mais seco do ano, a fim de se manter a qualidade e quantidade do leite produzido, “pois nesse período a produção chega a cair mais de 50 %”, diz o extensionista. E complementa: “no inicio pensamos em fazer a irrigação dos piquetes, mas após levantamentos vimos que era inviável, pois não haveria água suficiente, então optamos por fazer a silagem e, com empenho da Seagri e Emater, conseguimos as máquinas para destocar, gradear e ensilar”.
O extensionista Jasson explica que a silagem traz muitos benefícios ao agricultor. Através desse processo é possível manter um maior número de animais ou unidades animais (450 kg) por unidade de terra; maximizar a produção de carne ou leite durante os períodos de escassez de alimentas; em confinamento, permite ofertar animais bem nutridos em épocas de melhor preço; além de armazenar grande quantidade de alimento e pouco espaço. Com todo esse empenho a propriedade de Donizete mantém a qualidade na produção de mais de 600 litros/dia de leite e a produtividade animal está em torno de oito litros, “bem acima da média no Estado”, garante Jasson.