CineOca estréia temporada de 2011 com homenagem ao Festival de Brasília
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma coletânea dos 10 filmes de curta-metragem em 35 mm, premiados pelo Júri Oficial ao longo de quatro décadas no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, marca o início da temporada do CineOca em 2011, nesta terça-feira, 29 de março, às 20h, no SESC Esplanada. Na quarta-feira, dia 30, no mesmo horário, outra coletânea, de animações brasilienses, o Anima Brasília, será a atração da mostra de março no cineclube.
40 anos em 10 curtas
O DVD comemorativo da 40ª edição do Festival, lançado em 2007 e distribuído aos cineclubes de todo país, reúne importantes diretores com de suas linguagens, gêneros, personagens, cenários e múltiplos olhares do cinema nacional.
A obra, enviada ao CineOca por uma das coordenadoras do projeto, a produtora e cineclubista Ana Arruda Neiva, tem caráter de formação de público e propõe valorização da discussão sobre o cinema brasileiro.Representativos das 4 décadas de Festival, os curtas foram escolhidos por uma curadoria convidada formada por renomados profissionais de cinema que acompanham o Festival há várias edições: Vladimir Carvalho (cineasta, documentarista), Sérgio Moriconi (cineasta e crítico de cinema) e Fernando Adolfo (coordenador geral do Festival).
O festival
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, primeiro grande evento de cinema no Brasil, nasceu em 1965 como 1ª Semana do Cinema Brasileiro, logo após a implantação do Regime Militar, como forma de expressão de uma intelectualidade pulsante e criativa, que marcava a cena na Nova Capital. Em 1967 passou a se chamar Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Durante seus primeiros anos, o Festival resistiu com êxito a contratempos da política e desde 1975 acontece de forma ininterrupta e marcada pelo ineditismo dos filmes competidores. Já em seus primórdios repercutia nomes que iriam marcar a história do cinema brasileiro. Desde então, vem revelando sucessivas gerações de diretores com enorme talento.
Anima Brasília
O projeto Anima Brasília, que será apresentado na quarta-feira, às 20h, pelo CineOca e SESC, conta com cinco curtas de animação, produzidos pela OZI e assinados pelo diretor Alê Camargo. Os filmes Calango!, Rua das Tulipas, A Ilha, Knossos e Aziz já participaram de mais de 100 festivais e, juntos, conquistaram mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e em outros países. A produção e distribuição também é da Cult Vídeo, que coordenou o projeto anterior.
O CineOca
Fundado em 2005, o CineOca, cineclube de Rondônia, tem como proposta difundir a linguagem cinematográfica, sobretudo as produções nacional, regionais e alternativas, que dificilmente chegam no circuito comercial. Sempre de forma gratuita.
A idéia é fomentar a discussão, contribuir para formação de platéia e melhorar o nível cultural e crítico do público. Nesse sentido, trabalha em parceria com diversas instituições, entre elas os SESC e a Associação cultural Cuniã, no bairro Tucumanzal, onde ocorre o projeto CineOquinha, voltado para crianças e adolescentes. A coletânea Anima Brasília também será exibida no espaço, no próximo mês.
No primeiro semestre de 2011, o CineOca fará, em parceria com o Cinesesc, uma mostra a cada mês (sempre na última semana) dedicada a diferentes Estados da federação. Depois do Distrito Federal, o homenageado será a Bahia, com uma coletânea de curtas daquele estado, prevista para o mês de abril.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!