Semusa começa preparativos para campanha anual contra gripe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) já está mobilizando a logística e os profissionais de saúde para atender a população de Porto Velho na 13° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Sistema Único de Saúde, que está programada para acontecer no período de 25 de abril a 13 de maio. No dia 30 de abril ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde.
Segundo técnicos da divisão de imunização da Semusa explicaram que a ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.
Recomendações
Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.São alvos da vacinação a população de 60 anos ou mais, os povos indígenas acima de 6 meses de vida, crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde. Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!