Relatório de “Pré-projetos de Agroindústria do Médio e Baixo Madeira” foi realizado por meio de levantamento socioeconômico, georeferenciamento e oficinas com as próprias comunidades
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Relatório de “Pré-projetos de Agroindústria do Médio e Baixo Madeira” foi realizado por meio de levantamento socioeconômico, georeferenciamento e oficinas com as próprias comunidades
Com o objetivo de reorganizar e aumentar a produção da Cooperativa Agroextrativista do Médio e Baixo Madeira (Coonade), a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, realizou ao longo de 2010 uma pesquisa na região. O resultado está reunido no Relatório de “Pré-projetos de Agroindústrias do Médio e Baixo Madeira”, que faz parte do Programa de Ações à Jusante, presente no Projeto Básico Ambiental seguido pela concessionária em contrapartida à instalação do empreendimento.
“A região tem potencial agrícola que podem ser incrementado com tecnologia e, consequentemente, promover o aumento da renda familiar e a melhoria da qualidade de vida. Apesar de a população não estar na área de influência direta da hidrelétrica, investimos R$ 1,5 milhão neste trabalho, pois acreditamos que é possível utilizar, de maneira sustentável, os recursos vegetais que ali existem”, explica o engenheiro florestal e coordenador de Sustentabilidade do Meio Socioeconômico da Santo Antônio Energia, Alexandre Queiroz.
De acordo com a pesquisa, as comunidades agroextrativistas do Meio e Baixo Madeira têm potencial para desenvolver 13 agroindústrias como, por exemplo, de óleo de babaçu, em Calama, e de frutas, em Cujubim. Essas culturas são duplamente importantes por ocupar áreas de praias ou várzeas, ou seja, mantêm a vegetação preservada. O propósito da concessionária é agregar boas práticas à cadeia produtiva por meio do cuidado com a higiene dos alimentos e de reparos na infraestrutura. Com isso, ocorreria a otimização no transporte de mercadorias e ampliação na comunicação dos comerciantes com os demais distritos de Porto Velho e até localidades mais distantes.
Os projetos de Agroindústrias do Médio e Baixo Madeira serão implantados este ano. Em 2012, terá início o monitoramento e, no ano seguinte, essas comunidades serão emancipadas com o apoio da assistência técnica da Emater. “A partir deste diagnóstico temos um levantamento completo dos produtores da região, o que pode servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas no futuro”, finaliza Queiroz.
Mais informações: www.santoantonioenergia.com.br
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!