Empreendedores Individuais devem declarar imposto de renda até 28 de fevereiro

Empreendedores Individuais devem declarar imposto de renda até 28 de fevereiro

Empreendedores Individuais devem declarar imposto de renda até 28 de fevereiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os Empreendedores Individuais rondonienses devem estar atentos ao prazo para fazer a Declaração Anual de Imposto de Renda. O prazo, que encerraria no dia 31 de janeiro foi prorrogado para o dia 28 de fevereiro. Aqueles que não fizerem a declaração pagarão uma multa no valor de R$50 e ficarão com o CNPJ e o CPF irregulares.

O processo é simples e rápido. Basta acessar o site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br, ir à opção do Simples Nacional, ter o número do CNPJ em mãos e informar o faturamento da empresa, a partir da formalização como Empreendedor Individual.

O descumprimento da obrigação pode gerar uma multa e tornar o CNPJ e o CPF do empreendedor irregulares, uma vez que a apresentação da declaração é indispensável para a emissão do carnê de pagamento da taxa fixa mensal.

 

Aqueles que sentirem dificuldade de fazer a declaração podem ir até a sede do Sebrae em Porto Velho, nos escritórios regionais do Sebrae em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, e procurar o balcão de atendimento. O Sebrae matem em Porto Velho uma tenda na avenida Jatuarana, próximo ao posto Cuniã que também auxilia o empreendedor na sua declaração.

Outra alternativa é procurar os escritórios contábeis optantes pelo Simples Nacional que têm a obrigação de realizar a primeira declaração do empreendedor individual de forma gratuita.

Maiores informações na central de relacionamentos do Sebrae através do telefone gratuito 0800 570 0800.

EMPREENDEDOR

O empreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para tanto, é necessário preencher alguns requisitos, entre eles, faturar no máximo até R$ 36 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Poderá, ainda, ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A sistemática está disciplinada na Lei Complementar nº 128/2008, na qual prevê a dispensa de escrituração contábil e a elaboração de uma única declaração anual simplificada, na qual deverá constar o faturamento do ano anterior.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS