Ginásio Cláudio Coutinho será Delegacia de Polícia durante o carnaval em Porto Velho

Ginásio Claudio Coutinho será Delegacia de Polícia durante o carnaval em Porto Velho

Ginásio Cláudio Coutinho será Delegacia de Polícia durante o carnaval em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), fórum formado por instituições que atuam diretamente ou que tenham envolvimento com a área de segurança pública, esteve reunido na sede do Ministério Público de Rondônia nesta segunda-feira (14) para discutir a segurança no Carnaval 2011. Entre os resultados do encontro, destacou-se a instalação de uma delegacia no Ginásio Cláudio Coutinho para a formalização de procedimentos, com o objetivo de desafogar a demanda da Central de Polícia.
De acordo com o que ficou deliberado durante a reunião, a delegacia será a base para a realização de ações que vão desde o transporte de presos até a resolução de casos que exigirem a presença de um mediador, profissional que deverá fazer parte da equipe policial. A instalação da delegacia no ginásio agilizará a atuação policial durante o evento, evitando até mesmo a diminuição de efetivo ostensivo para outras delegacias.
A abertura dos trabalhos do GGI foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo Oliveira, que colocou o MP-RO, instituição integrante do Gabinete, à disposição para colaborar com as atividades que serão desenvolvidas durante a operação. O Procurador-Geral ressaltou a importância de uma ação integrada das instituições para evitar acidentes durante o período de festa.
Coordenando os trabalhos, o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, destacou que a ação faz parte do eixo fundamental da Sesdec, que é a integração. 
Ações
Membros das Forças Armadas estiveram presentes durante a reunião do GGI, com o objetivo de alinhar o procedimento em casos de possíveis ocorrências envolvendo militares. A Marinha, por meio da Delegacia Fluvial, comunicou as ações de fiscalização principalmente na região de Candeias do Jamari. A Polícia Militar contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal, que, por meio do Batalhão Independente de Trânsito, utilizará os bafômetros que serão usados na fiscalização – inclusive dos motoristas de caminhão de som e trios elétricos.
Na ocasião, o secretário Marcelo Bessa pediu à PRF apoio aéreo, já que o helicóptero da instituição pode operar em voos noturnos, dando maior agilidade à operação, que visa garantir o bem-estar da população, brincantes e profissionais que trabalham nos festejos.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo César Figueiredo, abordou na reunião que o planejamento da Polícia Militar vem sendo feito desde a abertura do Período Momesco no início do ano, conforme decreto municipal. Para isso, várias operações pré-carnaval serão colocadas em ação, com a aplicação do efetivo de forma eficaz em todos os eventos.
Estiveram presentes à reunião os Promotores de Justiça Ademir José de Sá (diretor do Caex); Alexandre Jésus de Queiroz Santiago (diretor do CAO Criminal); Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior (Segurança Pública); Aluildo de Oliveira Leite (Urbanismo) e Rogério José Nantes, além do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo César Figueiredo, Diretor-Geral de Polícia Civil, Claudionor Soares Muniz, e representantes do Exército, Marinha e Prefeitura.
O que é o GGI
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme termo de convênio celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e os Estados Federados, por intermédio de suas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS