Estágio IEL/RO se consolida como o mais eficaz no estado de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 2010, a área de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL/RO) obteve resultados significativos, sendo os principais o fortalecimento da equipe, consolidação do SGE, licitação, curso de coordenadores de Estágio, a quarta edição do Prêmio IEL de Estágio e a efetivação de novas parcerias, entre as elas, com o IFRO.
No ponto de vista do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, o Estágio IEL é o programa mais preparado e eficaz para encaminhar o aluno, que busca estágio em áreas industriais, para conseguir fazer dessa experiência um diferencial em sua carreira. “Se o estudante pretende que o estágio seja, realmente, a mola propulsora para o início da sua vida profissional, deve procurar o IEL”, afirma o presidente.
Baú lembra que o período de aprendizado prático, o estágio é uma oportunidade para que os estudantes vivenciem no dia-a-dia de uma organização os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, tendo como resultado uma reflexão real e futurista dos novos cenários sócio-econômicos. “Vale ressaltar ainda que o programa IEL Estágio é conhecido e respeitado no país por ser o principal responsável pelo primeiro contato de jovens estudantes com o mercado de trabalho. Com aperfeiçoamento constante de seus mecanismos de seleção, adequação e supervisão, estagiários e bolsistas começam a atuar como verdadeiros agentes da inovação e da criatividade nas empresas”.
“Nessa premissa, o Programa IEL de Estágio oferece as melhores vagas para empresas, alunos e instituições de ensino trocar experiências. Além de proporcionar uma excelente oportunidade para as empresas conviverem com o caráter inovador dos jovens, o Programa permite às escolas de ensino superior atualização curricular e possibilita uma melhor formação para os estudantes”, frisa o superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa.
Nazareno acrescenta que os diferenciais beneficiam todos os envolvidos no processo: As empresas, instituições de ensino e os alunos. “Com um Sistema de Gestão do Estágio, uma ferramenta eletrônica que integra o programa em nível nacional, o IEL tem controle de todas as etapas envolvidas na operacionalização do programa. O Sistema possui módulos para interação com as instituições de ensino, empresas e estagiários, e oferece serviços online como preenchimento de avaliações, freqüência do aluno, visualização de vagas de estágio”.
O programa também conta com um instrumento permanente de aperfeiçoamento: o Prêmio IEL de Estágio, que reconhece e dissemina as melhores práticas e experiências na área, funcionando como um pólo catalisador daquilo que o Sistema IEL consegue produzir de melhor.
A coordenadora de Estágio do IEL/RO, Denizy Vieira explica as principais atividades realizadas inclui o oferecimento de estágios de nível médio e superior. “O funcionamento inclui banco de dados onde constam nomes de alunos, empresas, instituições de Ensino, funciona também com solicitação, recrutamento, seleção e Termo de Compromisso de Estágio/TCE”.
De acordo com a coordenadora, o estágio estimula a interação entre as instituições de ensino e o setor produtivo com benefícios para ambas as partes, além de manter instrumentos para a participação ativa da indústria no processo de melhoria da qualidade do sistema educacional. “Estagiar em uma empresa de sua área de interesse, sob supervisão de profissionais experientes, representa a oportunidade de complementar a sua aprendizagem aliando a teoria aprendida na escola e na universidade com a vivência do dia-a-dia das empresas, aumentando suas chances de ingressar no mercado de trabalho em uma boa posição”, disse.
Denizy frisa os ótimos resultados de 2010. “Obtivemos 798 Termos de Compromisso de Estágio/TCE emitidos e ainda 155 efetivados/renovados, totalizando 953 Termos. Para 2011, os objetivos do Estágio IEL incluem prospectar mercado; conquistar novas parcerias; licitações e a inclusão em nosso portfólio o segmento da Educação Profissional”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!