Conclusão do CPA é uma das principais metas Deosp para os primeiros cem dias de governo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), Abelardo Townes de Castro Neto, informou que em sua pasta estão sendo priorizadas cinco metas de trabalho para o planejamento dos primeiros cem dias de governo.
Entre elas o diretor destacou a conclusão das obras do Centro Político e Administrativo (CPA); a ampliação da participação de pequenas e médias empresas nos serviços do Estado; o levantamento das despesas de manutenção para redução de gastos; a capacitação do quadro de técnicos da área de projetos para produção com qualidade e eficiência e a tomada de contas dos processos existentes, além do levantamento patrimonial do órgão.
De acordo com o secretário, é determinação do governador Confúcio Moura a agilidade nos serviços para que possam ser atendidas as demandas com qualidade. Por isso, foi inserida a qualificação profissional na proposta inicial dos trabalhos, além da ampliação da participação das empresas.
Centro Político e Administrativo - Sobre o CPA o diretor disse que a obra já está quase concluída, mas para seu funcionamento efetivo está faltando a execução de uma estação de energia, a cargo da Eletrobrás, que deverá ser concluída em cerca de 90 dias.
Abelardo também citou a retomada das obras de esgotamento sanitário que estão paralisadas, havendo a necessidade de uma estação de tratamento de esgoto somente para atender o complexo do CPA. “Só após esses serviços é que será possível dar andamento ao processo de mudança das secretarias para aquele local”, afirmou.
O diretor do Deosp também acredita que a resolução da falta de pessoal no quadro do departamento ocorrerá à medida que o governo for, gradativamente, abrindo os concursos públicos no Estado. Como exemplo, disse que os profissionais de engenharia - em maioria no quadro do órgão - são insuficientes no momento atual dado o aquecimento no mercado da construção civil. ”Trabalhamos com um quadro, em sua maioria de engenheiros, técnicos e cadistas e não podemos abrir mão desses profissionais, por isso não há intenção em demissão de servidores”, comenta.
Além das prioridades de sua pasta, Abelardo informou ainda que todas as secretarias, por determinação do governador Confúcio Moura, vão trabalhar em conjunto para auxiliar o desenvolvimento da área de saúde, fazendo o que for possível para amenizar os problemas daquele setor.
Hospital Regional de Cacoal - Em relação às demais obras sob responsabilidade do Deosp Abelardo explica que o departamento trabalha atendendo a demanda das demais secretarias, ou seja, “não define os projetos, mas elabora, planeja e executa, de acordo com os pedidos das partes interessadas”. Ele adianta que todos os contratos vigentes estão sendo revistos. “Já nos reunimos com os empreiteiros e estamos verificando a realidade de cada caso”, exemplificou, explicando que para o Hospital Regional de Cacoal (HRC) - cuja estrutura física já está concluída - deverá ser formada uma comissão de engenharia para recebimento da obra.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!