Estagiários da Kanindé participam de seminário de encerramento das atividades em 2010
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Programa de Estágio da Associação de defesa etnoambiental Kanindé tem como principal objetivo contribuir para a capacitação alunos de nível fundamental, médio e universitário e o envolvimento de professores e/ou pesquisadores em atividades de capacitação em gestão de Terras Indígenas e conservação dos recursos naturais.
Atualmente treze estudantes participam do programa. Todos apresentaram os resultados dessa parceria em um seminário realizado na manha desta sexta-feira, 03 no escritório da entidade em Porto Velho, sob a supervisão da coordenadora de estágios Neide Faccin. “O estágio é uma oportunidade dos estudantes conhecerem as atividades das associações”, destacou a coordenadora.
Cada estagiário teve dez minutos para falar sobre as atividades. Rubens Naraikoe Suruí - Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, Josélia Parintintin – OPIPAM - Organização dos Povos Indígenas Parintintin do Amazonas – Humaitá – AM, Amauri Napakobá Suruí - Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, Mopidimore Suruí - Kanindé / Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, Cleiton R. Macedo – Associação do Povo Indígena Jiahui – Humaitá – AM, Rodrigo Soares Freitas - Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, Janaína Pinheiro dos Santos - Associação da Mulheres Indígenas do Médio Purus – AMIMP - Lábrea – AM, Juca Apurinã - OPIAJBAM - Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Boca do Acre – AM, Clederson Suruí - Kanindé / Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, Diego Cinta Larga – Conselho Cinta Larga do Povo Indígena Cinta Larga – Cacoal – RO, Alana Bruna Gomes da Silva – Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Marici Aruak – Casa de Cultura e Artesanato Indígena – T.I. Rio Guaporé – Guajará-Mirim – RO, Vanessa Wai Wai – Mapuera – Povo Indígena wai wai – Pará. “É importante que cada um leve os conhecimentos sobre as atividades nas terras indígenas para a sua vida acadêmica. Os estagiários se tornam formadores de opinião”, ressalta Israel Vale Júnior, coordenador geral da Kanindé.
Sobre a Kanindé
A Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, sem fins lucrativos, fundada em 17 de novembro de 1992, por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia.
Entre as principais atividades desenvolvidas, desde a sua criação, destacamos: as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos (RO); a assessoria às organizações indígenas; laudos de impacto ambiental; estudos e diagnósticos; avaliações ecológicas rápidas; educação ambiental; elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.
Sobre o programa de estágio
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!