Buritis – Centenas de pequenos agricultores estão acampados na sede da Ceron deste município desde a manhã desta segunda feira. A invasão é um protesto contra o atraso na execução deste programa no município.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Centenas de pequenos agricultores estão acampados na sede da Ceron deste município desde a manhã desta segunda feira. A invasão é um protesto contra o atraso na execução deste programa no município. A cerca de uns três meses, foi realizada uma Audiência Pública com a presença da Promotoria de Justiça, Diretores da Ceron e centenas de pequenos agricultores que na ocasião, demonstraram preocupação com a possibilidade de haver o encerramento do programa ao final deste ano sem que fossem concluídas as etapas apresentadas pela Ceron.
A revolta dos agricultores está diretamente ligada ao fato de que as empresas que a Ceron contrata para executar os trabalhos, “simplesmente não o fazem”. Muitos moradores afirmam que na suas respectivas regiões, as equipes simplesmente iniciam e depois desaparecem.
Diretores da Ceron ainda não se pronunciaram sobre qual atitude irão tomar com relação à invasão do escritório da empresa neste município e os agricultores afirmam que somente deixarão o local após receberem garantias de que as obras serão retomadas e não mais haverá paralisação. O vereador Juniel do Idaron é uma das lideranças que encabeçaram o movimento e afirmou que esta ação é resultado na inércia e da falta de respeito da empresa para com os agricultores que sempre aguardaram e aceitaram as “desculpas” apresentadas pela empresa.
No município de Buritis existem mais de 20 Projetos de Assentamentos e segundo dados é na atualidade, o município rondoniense que apresenta o maior atraso na execução das etapas previstas pelo programa Luz Para Todos. (Agência Folha dos Municípios)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!