O Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho (RO), por meio da Seção de Colocação Familiar (SCF), promoveu o II Curso de Preparação à Adoção com o objetivo de repassar informações sobre a temática da adoção, orientações, reflexões, partilha de experiências e vivências sócio-afetivas para pessoas interessadas em adotar, a fim de fortalecê-las psicoemocionalmente para o exercício da parentalidade adotiva. O evento aconteceu no dia 5 de outubro de 2010.
De acordo com a equipe de psicólogos e assistentes sociais, o projeto do Curso de Preparação à Adoção prevê três módulos. O primeiro módulo contempla três edições, duas das quais já realizadas (a primeira em 6 de agosto e a segunda em 5 de outubro deste ano). A outra está agendada para o dia 9 de novembro. "Na primeira edição participaram 33 pretendentes, cujos cadastros foram realizados em 2009", explicou Sayonara de Oliveria, que integra a equipe.
Foi o próprio grupo de participantes que deu nome ao curso: "Nossa vida, nosso filho". Na segunda edição participarão 21 pretendentes, cadastrados nos anos de 2005 a 2010”.
A participação dos pretendentes à adoção em capacitações e outras atividades é prevista pela nova Lei da Adoção (n. 12.010 de 2009), que traz em seu artigo 197-C, § 1º, a obrigatoriedade de participação dos pretendentes nessa modalidade de curso, como requisito para encaminhamento do processo de inscrição para adoção (art 197-D).