PM ministra palestras sobre sexualidade à alunos da zona rural

PM ministra palestras sobre sexualidade à alunos da zona rural

PM ministra palestras sobre sexualidade à alunos da zona rural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tratar abertamente sobre questões da sexualidade dos jovens e adolescentes. Este foi o objetivo das palestras ministradas para estudantes do primeiro ao nono ano das escolas municipais Pérola e Nova Aliança. As atividades aconteceram nos dias 23 e 27 de setembro e atenderam meninos e meninas das linhas 98 e 86 do Setor Riachuelo.

Numa conversa franca e objetiva, o psicólogo e capitão da Polícia Militar em Ji-Paraná, Ângelo Rodynei Coelho juntamente com o sargento José Valdecir de Moraes, falaram sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, especialmente a AIDS. Os militares também abordaram a necessidade de usar o preservativo para evitar contágio com essas doenças e a gravidez na adolescência.

Segundo a coordenadora do sexto ao nono ano das escolas municipais da zona rural de Ji-Paraná, professora Rosane Bermond do Carmo, as palestras tiveram como objetivo de esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a sexualidade e a gravidez na adolescência. “Este primeiro ciclo de palestras é uma parceria da Polícia Militar com a SEMAS (Secretaria Municipal de Educação e deve acontecer em todas escolas da rede municipal de Ji-Paraná”, enfatizou a professora.

A coordenadora disse que a temática foi abordada a pedido do secretário municipal de educação, Vanderlei Nunes e aconteceu de forma bem informal, com utilização de dinâmicas e vídeos para ilustrar os riscos que os jovens correm ao investir em relações sexuais sem prevenção.

No final das palestras houve uma rodada de perguntas e respostas e os jovens. Cerca de 60 jovens e adolescentes participaram da atividade. Rosani Bermond fez uma avaliação do evento: “Os jovens foram muito receptivos e participaram dos debates. Ficamos satisfeitas”.

EDUCAÇÃO
 
De acordo com o psicólogo Ângelo Coelho, ele tem participado de ações na área de educação, em especial educação sexual, já há alguns anos, realizando palestras e desenvolvendo projetos nas escolas. “Este trabalho da Secretaria de Educação acontece em virtude da preocupação com os altos índices de sexualidade precoce e gravidez na adolescência”, explica, e completa: “Sempre realizamos palestras em algumas escolas, mas pretendemos realizar eventos como este que abrangem todos adolescentes do município”.

A coordenadora afirma que eventos como esse vem ao encontro das propostas da administração municipal. “Entendemos que a educação deve levar informação e conhecimento aos alunos, ao mesmo tempo em que a saúde deve promover a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência”, afirmou
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS