Ação comunitária realizada pela PM orienta população sobre prevenção às doenças

Ação comunitária realizada pela PM orienta população sobre prevenção às doenças

Ação comunitária realizada pela PM orienta população sobre prevenção às doenças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de duas mil pessoas participaram da Ação Comunitária realizada pela Polícia Militar no bairro Caladinho, zona Sul da capital, no último sábado, (09). Parceira da PM na realização do 0evento, a prefeitura de Porto Velho integrou a ação, realizando atividades voltadas à area da saúde. Uma barraca foi montada pela secretaria municipal de Saúde (Semusa) nas imediações da base da PM no bairro, onde aconteceu o evento.
 
Quem passou pela barraca teve a oportunidade de receber orientações sobre prevenção e tratamento de várias doenças e cuidados com a higiene pessoal. ”Ações como essa são importantes porque nos permite um contato direto com a comunidade, na prestação dos serviços que muitas vezes a população não tem acesso no dia-a-dia. É que muitos trabalham, outros estudam e não têm como buscar esse atendimento”, afirmou Sheila Mara Lima, técnica do Núcleo de Educação em Saúde da Semusa.
 
Teste de glicemia para verificação da ocorrência de diabete; aferição da pressão arterial - exame que faz o diagnóstico se a pessoa está propensa a ser hipertensa (pressão alta) -, aplicação de flúor nas crianças e adultos, e a maneira correta de escovar os dentes, foram alguns dos serviços disponibilizados à população do bairro Caladinho, dentro das ações previstas.
 
Planejamento e prevenção
 
A população também recebeu informações sobre planejamento familiar, e quem visitou a barraca à procura de preservativos, ainda recebeu instrução sobre o uso da camisinha. O que mais chamava a atenção, tanto dos homens como das mulheres era o preservativo feminino, que apesar de já está na praça há alguns anos, para muitos ainda é uma novidade. “O preservativo feminino também está disponível para venda, mas em relação ao masculino, ainda é um produto de custo alto e a população tem pouco acesso. Por isso a prefeitura aproveita esses eventos de grande participação popular para fazer a distribuição gratuita desse material”, explicou Sheila Lima.
 
Outras orientações prestadas pela equipe da Semusa foi sobre a prevenção de doenças como hanseníase, tuberculose, câncer de boca, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS (DST/Aids), com a distribuição de folders e panfletos explicando sobre as ocorrências desses agravos e também as formas de preveni-los.
 
Com a proximidade do inverno, a atenção e os cuidados com a dengue tiveram uma atenção especial. A técnica do Núcleo de Educação em Saúde da Semusa, explicou que essa deve ser uma preocupação constante para que se consiga, senão acabar, pelo menos reduzir os casos da doença em Porto Velho. E, para isso, a participação da população é fundamental. “Se não houver esse apoio, nenhuma campanha terá o efeito esperado. Daí o interesse da prefeitura de engajar cada vez mais os moradores na luta contra a dengue. Essa não é uma responsabilidade apenas do poder público, é também da população. É nas residências que o mosquito transmissor da doença se prolifera para infectar as pessoas. E para que possamos vencer essa batalha os moradores de Porto Velho precisam fazer a sua parte, seguindo as orientações para o combate ao mosquito”, enfatizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS