MP/RO e MPT-RO lançam Campanha de Combate ao Fumo Passivo em Estabelecimentos Fechados

MP/RO e MPT-RO lançam Campanha de Combate ao Fumo Passivo em Estabelecimentos Fechados

MP/RO e MPT-RO lançam Campanha de Combate ao Fumo Passivo em Estabelecimentos Fechados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em uma ação conjunta, os Ministérios Públicos de Rondônia (MPRO) e do Trabalho em Rondônia (MPT-RO) lançam no próximo dia 21 Campanha de Combate ao Fumo Passivo em Estabelecimentos Fechados, iniciativa que visa preservar a saúde de consumidores não fumantes e de trabalhadores submetidos ao contato direto com a fumaça produzida por cigarros.
 
A campanha será aberta com a realização de Audiência Pública envolvendo proprietários de aproximadamente 300 restaurantes, bares, boates e hotéis e estabelecimentos similares de Porto Velho e do interior do Estado. O evento, previsto para ocorrer às 15h, no auditório do MPRO, será transmitido por meio do sistema de videoconferência para o interior de Rondônia.
 
Na ocasião, a advogada da Aliança de Controle do Tabagismo no Brasil, Adriana Carvalho, falará sobre a experiência da eliminação do fumo em estabelecimentos fechados em São Paulo, e o representante da Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa do Rio de Janeiro, Humberto Martins, ministrará palestra sobre “Ambientes Livres do Fumo no Brasil”.
 
A ação do MPRO, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível), e do Ministério Público do Trabalho em Rondônia tem como objetivo proteger, prevenir e recuperar a saúde pública de maneira geral, já que a coletividade se beneficiará com a ausência do fumo e de suas substancias tóxicas em locais fechados. A campanha visa ainda tutelar a saúde do trabalhador desses locais, que mantêm contato diário e ininterrupto com a fumaça proveniente do consumo de tabaco pelos consumidores fumantes, o que pode ocasionar diversas doenças graves, dentre elas o câncer de pulmão e o infarto.
 
Na audiência pública realizada pelos MPs, os proprietários de restaurantes, bares, boates e hotéis e estabelecimentos afins serão informados a respeito dos riscos do fumo passivo, bem como da legislação federal e estadual que proíbe a prática. O evento precederá a etapa da campanha em que serão realizadas blitzes de conscientização e fiscalização por equipes das Vigilâncias Sanitárias e MPs.
 
O fumo passivo é proibido no Estado pela Lei Estadual nº 1.969/2008, que veda o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou de quaisquer outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, em recintos e estabelecimentos coletivos, públicos ou privados, sendo vedada a destinação de quaisquer áreas exclusivas a esse fim, ainda que isoladas por qualquer outra forma. A lei prevê multa a partir de R$ 1.000,00 para donos de comércios e clientes que desobedecerem à norma.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS