TJRO regulamenta registro de nascimentos na maternidade da capital

TJRO regulamenta registro de nascimentos na maternidade da capital

TJRO regulamenta registro de nascimentos na maternidade da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Foi publicada nesta terça-feira a Resolução 41/2010-PR, do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da qual a Corte Estadual convalida o atendimento gratuito a registro de nascimento e de óbito na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na comarca de Porto Velho. Desde 2006, as crianças que nascem na unidade têm direito à emissão imediata da certidão. Com essa regulamentação, o serviço será executado pelos ofícios de registro civil (cartórios) em sistema de rodízios semestrais.
 
O presidente do TJRO, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, destacou a importância da certidão de nascimento para o exercício da cidadania, acesso aos serviços públicos e benefícios sociais, além da necessidade de combater o sub-registro, inclusive para a equalização das políticas públicas.
 
Pela necessidade de disciplinar o atendimento do serviço na maternidade municipal, conforme reunião realizada na 2ª Vara de Execuções Fiscais e Registros Públicos e Corregedoria Permanente das Serventias Extrajudiciais de Porto Velho, a resolução foi aprovada pelo Tribunal Pleno, composto por todos os desembargadores da Justiça Estadual, em sessão administrativa realizada ontem (13), em Porto Velho.
 
 
CNJ e hospitais particulares
 
No último dia 9, o Conselho Nacional de Justiça publicou o provimento 13/2010 que regulamenta, em âmbito nacional, o registro de nascimento ainda na maternidade. O sistema proposto pelo CNJ é eletrônico e possibilita que todos os hospitais, inclusive particulares, também disponibilizem o serviço por meio de convênio. Para isso, no entanto, é necessário que haja interesse de cartórios e hospitais em implantar a novidade.
 
Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia, Rinaldo Forti, será agendada uma reunião com as serventias extrajudiciais (cartórios) para discutir a medida do CNJ, que objetiva facilitar o registro de nascimento do bebê. O sistema informatizado será feito com o uso de certificação digital.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS