Pesquisador espanhol realiza palestra sobre Forte Príncipe da Beira nesta quinta

Pesquisador espanhol realiza palestra sobre Forte Príncipe da Beira nesta quinta

Pesquisador espanhol realiza palestra sobre Forte Príncipe da Beira nesta quinta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Coordenação de Relação Internacionais (CRI), realiza nesta quinta-feira, 9 de setembro,a palestra“Redescobrindo o Forte Príncipe da Beira”, que será ministrada pelo professor espanhol Juan Marchena Fernández, da Universidade Pablo de Olavide (UPO).
 
Segundo o professor, a palestra abordará a necessidade de se realizar uma revalorização da construção histórica do território amazônico-brasileiro a partir do ícone cultural que é o Forte Príncipe da Beira, localizado na margem direita do rio Guaporé, fronteira entre o Brasil e a Bolívia.
 
Ele explica que mostrará como o mundo amazônico, o universo secular, foi progressivamente incorporado ao território brasileiro a partir de pontos fortificados que avançaram sobre o interior do continente americano, especialmente, no século XVIII.
           
Nesse contexto, personagens como o Marquês de Pombal e Luís de Albuquerque pertencem a esta história com a decisão de construir um forte em uma região tão remota, que, de fato, destaca Marchena, era o princípio do mundo.
 
O professor Juan finaliza dizendo que mapas, fotografias e novas contribuições cartográficas serão expostas na palestra como homenagem à importância da história amazônica e ao grande privilégio dos rondonienses serem os detentores de um momento histórico cultural tão importante.
 
Sobre o palestrante – Juan Marchena Fernández é doutor em História da América pela Universidade de Sevilha, especialista em patrimônio histórico latino-americano, professor da área de América na Universidade Pablo de Olavide e diretor do programa de doutorado em História da América Latina na mesma universidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS