Maternidade Municipal é reconhecida como um “Hospital Amigo da Criança”

Maternidade Municipal é reconhecida como um “Hospital Amigo da Criança”

Maternidade Municipal é reconhecida como um “Hospital Amigo da Criança”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS), como um Hospital Amigo da Criança. O reconhecimento foi devido o trabalho realizado, e os resultados alcançados em prol do aleitamento materno. O trabalho é fruto das atividades realizadas pela secretaria municipal de saúde (Semusa) e pela MMME. A referência para o reconhecimento da Maternidade neste trabalho com o aleitamento, foi decorrente da Avaliação Global da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Segundo Elsa Regina Justo Giuglini, coordenadora da área técnica de saúde da criança e aleitamento materno (DAPES/SAS/MS), “a avaliação foi realizada em julho de 2010 e logo após comunicado à maternidade que em breve receberia a portaria de credenciamento como “Hospital Amigo da Criança”. Também destacamos o empenho da redução das taxas de cesáreas e o cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, informou a coordenadora.
 
A diretora Dra. Ida Peréa, esclarece sobre esta conquista da maternidade e o trabalho do secretário municipal de saúde (Semusa), Williames Pimentel, que “sempre apoiou os projetos, programas e ações da maternidade. O secretário levou o nome da maternidade municipal até o Ministério da Saúde, mostrando as ações da prefeitura e o empenho do prefeito Roberto Sobrinho com relação às políticas públicas do município para uma saúde de qualidade e acessível à população”, destacou.
 
Segundo o secretário Williames Pimentel, “a maternidade ao executar o programa e obedecer aos Dez Passos, estipulados pelo programa nacional do aleitamento materno, atingiu os requisitos para a conquista da titulação e conquistou a certificação junto ao MS. Isso é uma vitória a mais para a população de Porto Velho, que está em expansão e precisa de uma saúde pública forte e de qualidade, este é o objetivo que o prefeito sempre buscou”, concluiu.
 
Ainda com relação a conquista do reconhecimento sobre as ações do aleitamento materno, Ida Peréa, mencionou que a maternidade passou por análises técnicas feitas pelo Ministério da Saúde (MA) e pela secretaria de estado da saúde (Sesau). “Com esta conquista todos os servidores da maternidade ficaram satisfeitos e comprometidos com os objetivos que visam o bem estar social, principalmente das mães e de seus filhos.
 
É importante destacar, que a maternidade municipal é o primeiro hospital em Rondônia a receber este reconhecimento, mas queremos que outros hospitais, tanto da rede municipal quanto estadual, também sejam reconhecidos como amigos das crianças, quem ganha com isto é a sociedade”, destacou.
           
A Iniciativa
 
A iniciativa do Hospital Amigo da Criança (IHAC), foi idealizada e implementada conjuntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que no Brasil tem como Secretaria Executiva a área técnica da saúde da criança e aleitamento materno.
 
Os dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, que foram cumpridos pela Maternidade Municipal Mãe Esperança, teve as seguintes exigências:
 
            1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a  
                 toda à equipe do serviço.
            2. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar esta norma.
            3. Informar todas às gestantes atendidas, sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
            4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora, após o parto.
            5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se forem separadas  
                dos seus filhos.
            6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida, além do leite materno, a não ser  
                com indicação clínica.
            7. Permitir o alojamento conjunto - para que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.  
            8. Encorajar a amamentação sob livre demanda.
            9. Não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas.
            10.Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser
                 encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS