Hidrelétrica de Santo Antônio terá potência ampliada para 3.450 MW

O presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, informou que a potência da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia, deverá ser ampliada de 3.150 megawatts (MW) para 3.450 MW. Segundo ele, nas próximas semanas será encamin

Hidrelétrica de Santo Antônio terá potência ampliada para 3.450 MW

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, informou que a potência da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia, deverá ser ampliada de 3.150 megawatts (MW) para 3.450 MW.  Segundo ele, nas próximas semanas será encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um pedido para ampliar o número de turbinas da hidrelétrica, de 44 para 48. "As novas turbinas devem gerar um acréscimo de R$ 500 milhões, sem incluir o custo adicional com obras civis", disse o executivo.
Hoje, a Aneel autorizou a usina a antecipar em um ano o prazo o início da geração, de dezembro de 2012 para dezembro 2011. Com a antecipação, serão colocadas em funcionamento oito turbinas, com capacidade de 71,6 MW cada. As mudanças no projeto para viabilizar a antecipação demandaram investimento adicional de R$ 150 milhões.
Ao longo do período de um ano de antecipação do seu funcionamento, a usina gerará entre 10,5 mil e 11 mil gigawatts-hora (GWh). Esse montante deverá ser negociado no mercado livre, para grandes consumidores. Nesse ambiente de negociação, é possível obter maior retorno financeiro da energia vendida. "É positivo para o país e também para os sócios que formaram o consórcio. Eles terão condições de alcançar um maior equilíbrio financeiro. É um jogo de ganha-ganha", disse o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.
Segundo ele, a expectativa é de que haja antecipação também na geração da hidrelétrica de Jirau, também no rio Madeira, em Rondônia. No entanto, ele ressaltou que o pedido ainda não foi formalizado. Hubner disse ainda que, na semana passada, foi encaminhada ao Ministério de Minas e Energia toda a documentação necessária para assinatura do contrato de concessão da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS