Porto Velho é mais uma capital a aderir ao Projeto Vira Vida, do SESI

Porto Velho é mais uma capital a aderir ao Projeto Vira Vida, do SESI

Porto Velho é mais uma capital a aderir ao Projeto Vira Vida, do SESI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os jovens de Rondônia, vitimados pela exploração sexual e em risco têm uma nova oportunidade para mudar suas vidas por meio da implantação do Projeto Vira Vida, coordenado nacionalmente pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e que visa dar oportunidades de educação profissional e de inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes abrangendo diversas áreas com duração de 9 a 12 meses e carga horária média de 950 horas/aula, conforme a modalidade.
 
 Os cursos são desenvolvidos a partir de pesquisa feita para diagnosticar a demanda de mercado, o perfil e as expectativas dos adolescentes e jovens a serem atendidos.
 
O projeto foi apresentado pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli que esteve no gabinete do prefeito de Porto Velho, na última terça-feira, 20 de julho, acompanhado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú e a superintendente regional do SESI, Soraia Vilela.
 
Meneguelli afirmou que a idéia principal do Vira Vida é garantir a construção de um processo educativo voltado para formação integral de jovens e adolescentes, priorizando módulos relativos à formação de valores, estratégias de participação, criação e ocupação de espaços de cidadania, além de garantir aos participantes, durante o processo de formação, direitos básicos tais como Saúde assistência médica, odontológica, psicológica e Educação básica continuada aos que necessitem, articulando os governos federal, estadual e municipal.
 
"Após a conclusão dos cursos, saímos atrás de empresas seja pública ou privada para inserir esses jovens no mercado de trabalho. O que queremos com esse projeto é proporcionar a esses meninos e meninas o resgate da autoestima e a possibilidade concreta de uma nova vida", explicou Meneguelli.
 
Os participantes do projeto serão contemplados com uma bolsa (ajuda de custo) no valor de R$ 500, vales transporte, fardamento, lanche e material escolar. Também será feito acompanhamento psicossocial das famílias dos beneficiados, através do Projeto de Apoio às Famílias. R$ 100 da bolsa de estudo, serão depositados em uma caderneta de poupança para resgate após a conclusão do curso. O programa, numa fase piloto, já está em execução em quatro capitais: Natal, Fortaleza, Recife e Belém.
 
Na ocasião, o Denis Baú frisou que com a implantação do Vira Vida em Porto Velho, com o apoio dos parceiros em todas as esferas, significará uma mudança para melhor no futuro dessas crianças e jovens. A FIERO e suas Casas SESI, SENA e IEL - desde o primeiro momento já aderiu a este importante projeto social que visa resgatar a cidadania por meio da capacitação profissional.  
 
?Parabenizamos a adesão da Prefeitura de Porto Velho, que certamente será um forte aliado junto ao SESI para que o Vira Vida seja também um sucesso em nossa capital. Aproveitamos para congratular o prefeito e a Secretária de Assistência Social pelos programas desenvolvidos para combater, prevenir e assistir às vítimas da exploração sexual infanto-juvenil. Iniciativas com estas e como o Vira Vida merecem o nosso apoio finalizou Baú.  
 
Da reunião ocorrida no palácio Tancredo Neves, sede da Prefeitura participaram ainda os secretários municipais Williames Pimentel (Saúde), Benedita Nascimento (Assistência Social), Fátima Ferreira (Educação), a chefe de Gabinete do Prefeito, Miriam Saldaña, além dos coordenadores municipais Samuel Pessoa da Silva (Políticas Públicas para a Juventude) e Mara Regina da Silva (Políticas Públicas para as Mulheres).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS