Tempos de barbárie – Por Por Valdemir Caldas

Tempos de barbárie – Por Por Valdemir Caldas

Tempos de barbárie – Por Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Atos de violência se tornaram corriqueiros na cidade de Porto Velho. E as autoridades, responsáveis pela segurança da população, parece que perderam, definitivamente, o controle da situação.
 
Recentemente, uma senhora foi assassinada, com um tiro na boca, ao reagir a um assalto, quando saia de uma agência bancária, em plena luz do dia. O crime deixou a população perplexa e indignada.
 
O sentimento de vindita, a qualquer preço, está cada vez mais presente no coração das pessoas. É a Lei de Talião, freqüentemente expressa pela máxima do “olho por olho, dente por dente”.
 
E aí vêm os que dizem que a pobreza e a miséria produzem coisas dessa natureza. E a violência nos clubes e lugares chiques da cidade, são frutos da miséria? Evidente que não!
A violência resulta de várias causas, dentre elas, psicológicas, biológicas, sociológicas, educacional e, certamente, a mais importante delas, que é a ausência de Deus no coração das pessoas. Cristo é o grande ausente dos lares. Não por que Ele queira. É que muitos se afastaram Dele. Acresça-se a isso a certeza da impunidade.
 
Vive-se, hoje, uma guerra urbana, marca dos dias modernos, onde o que é da tradição mais cara do povo tem de ceder lugar às mudanças que nascem da vontade imposta por um discurso renovador.
 
Porto Velho é uma cidade acuada. A cada grupo de dez pessoas, sete já foram assaltadas ou tem alguém na família que teve seus bens surrupiados. E a violência contra a mulher?
E o que dizer, também, do tráfico de drogas? E as bocas de fumo, presentes em três de quatro esquinas da cidade, muitas delas controladas por delinqüentes infantis, que, escusados numa legislação benevolente, intimidam a população e desafiam o poder da autoridade policial e judiciária?
 
As polícias, compostas, em sua maioria, por servidores abnegados e bem intencionados, até que se têm esforçado, mas se veem impotentes, fadadas à insolubilidade dos crimes, pois lhes falta o toque decisivo de uma firme determinação política.
 
E os políticos? A maioria não parece nem um pouco preocupada, nem com a violência, nem com outros flagelos sociais. A preocupação maior é engordar suas já polpudas contas bancárias.
 
Matéria do site Congresso em Foco, reproduzida pelo Rondonotícias, coloca o ex-deputado federal, ex-prefeito de Ariquemes e postulante ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, entre os dez mais ricos candidatos a governador e vice, com patrimônio avaliado em mais de oito milhões de reais.
 
Se não houver um freio inibidor, a situação da criminalidade pode degringolar, ganhando proporções inimagináveis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS