DISQUE ÁRVORES - Porto Velho conta com serviço para doações de árvores

DISQUE ÁRVORES - Porto Velho conta com serviço para doações de árvores

DISQUE ÁRVORES - Porto Velho conta com serviço para doações de árvores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os moradores do Município de Porto Velho apóiam iniciativas de plantio de árvores regionais nas residências, espaços comuns, quintais, escolas, conjuntos habitacionais e em vias públicas. Esta constatação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está monitorando a procura por mudas de árvores para o plantio particular e comum. Outro fator é a adesão da população a várias campanhas, iniciativas, projetos e ações da Prefeitura, através da Sema, na distribuição de mudas e plantios em massa de milhares de novas árvores.
 
Com o novo número de Disque Árvore 0800 647 5455 à disposição do público a Sema pretende aumentar consideravelmente o número de doações e de árvores em todo município. “Moramos em uma região que a presença de árvores frondosas é fundamental. Temos clima e o solo muito úmidos e a presença de uma vasta vegetação formada por árvores típicas da região Norte é fundamental para abaixarmos a temperatura ambiente e melhorarmos a qualidade de vida da população, vamos continuar a doar e plantar novas árvores, tanto na capital como nos distritos para o benefício e preservação do meio ambiente”, disse o Prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho ao ser informado da aceitação por parte dos moradores do novo serviço de 0800.
 
Recuperando áreas
 
 
Centenas de moradores já receberam mudas de árvores através de doação direta ou por solicitação do próprio munícipe. Um exemplo é o biólogo, Elias Alves que é morador do Residencial Vila da Eletronorte, na Campo Sales. Elias, junto com outros moradores, solicitaram da Sema que ajudasse a recuperar uma área degradada pela ação do tempo. “Nesta região já havíamos plantado cerca de mil mudas, mas somente setecentas vingaram, é normal isto acontecer, agora, solicitamos na Sema que nos ofertasse mais plantas, e recebemos quase cem mudas, que plantamos nesta área de uso comum, apesar do clima de verão, as baixas foram poucas, e inclusive, os técnicos da secretaria já fizeram as substituições”, destacou Elias.
 
Na área de uso comum deste residencial há uma pista de caminhada e campo de futebol, mas com o passar do tempo foi se deteriorando e até erosão atacou o solo devido a falta de cobertura verde, tanto rasteira quanto de árvores. Hoje, a erosão já recuou, e as novas plantas estão contornando a pista de caminhada para que as copas se encontrem e fechem sobre a pista ofertando sombra para os moradores caminharem protegidas dos efeitos nocivos da luz solar. “As árvores que foram doadas pela Sema, são típicas aqui da nossa região, como os Ipês Roxo e Amarelo, o Mogno, Cerejeiras, Nim Indiano e na área mais alagada plantamos mudas de Açaí. Este conjunto de árvores vai somar às plantas frutíferas que já existem aqui, como o cajueiro, mangueiras e outras, que juntas vão manter a fauna, principalmente com relação aos pássaros que buscam refúgio nesta região, inclusive, há em uma determinada época do ano a presença de seis casais de Quero-Quero, segundo nos informaram os moradores”, disse o diretor do departamento de educação ambiental, Matias Negreiros.
 
Conjuntos Residenciais
 
 
Em Porto Velho foram construídos nos últimos anos, muitos conjuntos residenciais e apesar da presença de áreas comuns, poucos têm árvores plantas. A Sema, através de campanhas de visitação aos moradores destes conjuntos tem conseguido plantar centenas de árvores nas áreas de uso comum, na frente e fundos das residências e em calçadas. Um exemplo recente é o Conjunto Novo Horizonte, no Bairro Areia Branca, que recebeu a doação de 280 mudas e em breve serão entregues cercas de madeiras para protegê-las. “Aqui atrás tinha até lixo, mas vimos que isto não era correto e nem saudável para nós mesmos e limpamos a área, gramamos e a Sema plantou as mudas. Também nos nossos quintais estamos plantando mais árvores; na região central do conjunto foram plantadas várias mudas. Logo logo, vamos ter mais sombras e o ar mais limpo, além de embelezar e valorizar nossas casas”, apontou Jeane Braga Fernandes, moradora.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS