Nesta quarta-feira (30) o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou, no auditório da OAB, o lançamento oficial da Campanha Estadual de Combate às Queimadas em Rondônia, para reforçar os trabalhos que vêm sendo realizados em todo o Estado pelos agentes ambientais e parceiros.
No decorrer da programação foi mostrado para o público vídeos de conscientização sobre as queimadas e os materiais de divulgação como: folder, banner, faixas, vídeo educativo, outdoor, dentre outros que serão utilizados durante a campanha para sensibilizar os produtores rurais e a população urbana a não praticar queimadas.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Paulo Roberto Ventura Brandão, fez uma retrospectiva dos pontos favoráveis da Campanha de Combate as Queimadas 2009, quando se destacaram os projetos de Educação Ambiental que atenderam professores, alunos, produtores rurais, estudantes de nível básico e superior, empresas, voluntários. Também ressaltou a importância da Coordenadoria de Proteção Ambiental, que no período de estiagem, promove ações fiscalizatórias de forma educativa, preventiva, investigativa e repressiva para reduzir os focos de queimadas. “Os trabalhos dos Agentes de Proteção Ambiental da Sedam, ocorrem em parceria com Policiais Militares Ambientais do Batalhão de Polícia Ambiental, Policiais Civis da Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente e com o acompanhamento do Ministério Público Estadual”, explicou o secretário Paulo Roberto Ventura Brandão.
As atividades da Coordenadoria do COGEO também foram importantes para a diminuição das queimadas em 2009, com a coleta de dados diariamente do CPTEC/INPE e armazenagem na base de dados da Sedam. Estes são analisados e manuseados através de ferramentas de geoprocessamento e gerados relatórios diários com informações georeferenciadas de focos por municípios. O acompanhamento diário dos focos de calor em Rondônia pode ser feito pelo site da Sedam.
Em 2009, foram realizadas 60 operações de fiscalização em pólos distintos de acordo com os quadros emergenciais de cada região e suas peculiaridades, e com essas ações mais intenções serão realizadas em 2010.
O secretário Paulo Roberta Ventura Brandão, ressaltou que o Estado de Rondônia investiu três milhões e cinqüenta reais na compra de tratores para evitar que os produtores utilizem o fogo para realizar limpeza no pasto e quatro milhões de reais para a mecanização da área agrícola.
No encerramento os participantes assistiram a uma palestra do doutor em Ecologia Genebaldo Freire Dias, que conscientizou todos os participantes sobre as reações da natureza que estão acontecendo na Terra devido às ações dos seres humanos.
Participaram do evento, representantes o Corpo de Bombeiros, Batalhão da Policia Ambiental, Marinha do Brasil e Policia Federal, técnicos da Sedam da capital e interior do Estado, Ministério Público do Estado, representantes da empresa Camargo Correia, Instituto Chico Mendes, Energia Sustentável do Brasil, Escola São Pedro, Escola Rio Madeira, Faculdade São Lucas e AREF.