Adoção da Lei Geral da MPE chega a 55% dos municípios rondonienses

Adoção da Lei Geral da MPE chega a 55% dos municípios rondonienses

Adoção da Lei Geral da MPE chega a 55% dos municípios rondonienses

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mirante da Serra, Rio Crespo e Vale do Paraíso são os três que recentemente melhoraram ambiente para os pequenos negócios
 
 
 
 
Dos sete municípios da região central de Rondônia, três já implantaram e vêm executando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que prevê, entre outros benefícios, tratamento diferenciado para esse setor da economia, especialmente sobre as compras governamentais.
 
Mirante da Serra e Vale do Paraíso – juntamente com Ji-Paraná, seus governos contribuem para outra situação: a legalização dos empreendimentos de micro e pequeno porte, transformando pessoas empreendedoras em donos de empresas individuais, podendo gerar até um emprego.
 
O mesmo aconteceu em Rio Crespo, na região do Vale do Jamari. Com isso, sobe para 28 os municípios que adotaram a Lei Geral, o que representa 55% dos 52 municípios, um dos maiores desempenhos do país, proporcionalmente falando.
 
Na avaliação do Sebrae, Geração de receita para municípios e Estado, criação de novos postos de trabalho, lucratividade das micro e pequenas empresas. Isso faz com que o dinheiro circule nas cidades, diminuindo as desigualdades sociais e econômicas.
 
“O município pode contratar eletricistas, pedreiros e vários outros tipos de mão de obra como microempresa, fazendo circular o dinheiro no município, o que estimula a formalização de empreendimentos”, explica Sirley Aparecida Fernando, gerente do Sebrae em Ji-Paraná, em cuja região situam-se Vale do Paraíso e Mirante da Serra.
 
Explicando que a decisão de três municípios de sua região implantar a Lei Geral das MPE foi resultado de sensibilização sobre a importância dessa política pública, “envolvemos prefeitos, comissões de licitação, assessorias jurídicas e presidentes de Câmaras Municipais. Todos foram capacitados e conscientizados”, detalha Sirley Fernando.
 
Ariquemes
 
A gerente do Sebrae em Ariquemes, Franciluci Santana do Nascimento, credita a implantação da Lei Geral em Rio Crespo ao mesmo trabalho desenvolvido em outras regiões. “Tivemos reuniões de sensibilização quanto à importância da lei para os municípios, em contatos que começaram ainda em 2009. Quando foi em maio deste ano, a decisão (lei 470), reduzindo as taxas públicas, dando prioridade às micro e pequenas empresas na aquisição de compras governamentais.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS