Maio trouxe o início do verão amazônico para Rondônia. Durante o mês, a já esperada redução na umidade foi ainda mais abrupta e o registro de chuvas ficou abaixo da média em grande parte do estado, com exceção do norte e na capital Porto Velho, onde ainda
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Maio trouxe o início do verão amazônico para Rondônia. Durante o mês, a já esperada redução na umidade foi ainda mais abrupta e o registro de chuvas ficou abaixo da média em grande parte do estado, com exceção do norte e na capital Porto Velho, onde ainda foram registradas precipitações.
Em relação à temperatura, somente algumas áreas do Vale do Guaporé ficaram abaixo do normal, devido à entrada de friagens. Segundo os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), tais alterações climáticas devem continuar ocorrendo neste trimestre (junho, julho e agosto).
O calor será mais intenso do que o normal na maior parte de Rondônia, somente o Vale do Guaporé e o Cone Sul deverão ficar mais frescos. Já as chuvas ficarão abaixo da média em todo o estado. Por isso, boa parte dos rondonienses devem estar preparados para enfrentar um verão amazônico mais seco e quente do que estão acostumados.Neste trimestre, o ar fica cada vez mais seco e a umidade do ar atinge níveis baixos, próximos a 30%, o que já requer atenção à saúde.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!