Reunido com mais de 200 pessoas em Cabixi, o pré-candidato do PSDB ao Governo de Rondônia, Expedito Junior, enfatizou a importância do setor agrícola do Cone Sul, defendendo maiores investimentos e a participação ativa de lideranças locais na gestão da Secretaria de Estado da Agricultura. “O Cone Sul é o que mais produz. Não sei como o secretário de Agricultura não foi escolhido pela região”, discursou o tucano ao lado do prefeito José Barroso (PR), o Baú.
Expedito estava acompanhado do ex-deputado e pré-candidato ao Senado, Agnaldo Muniz (PSC), e do vereador de Porto Velho, Jean Oliveira (PSDB), pré-candidato a Câmara Federal. Agnaldo também defendeu o fim da perseguição aos produtores rurais e uma política diferenciada para Rondônia em relação ao meio ambiente. “Precisamos lutar pelo segmento produtivo e não aceitar declarações como a do ministro do Meio Ambiente, que chamou a classe produtiva de vigaristas”, disse Agnaldo.
Problemas nas áreas de saúde e estradas
Embora produtiva, Cabixi e a região do Cone Sul apresenta problemas da ordem da saúde, educação e estradas de responsabilidade dos municípios. O vereador Wanderlei Graebi (PSC) de Vilhena, que estava presente ao encontro, criticou a falta de um aparelho para fazer exames de endoscopia e a falta de uma UTI, fato também confirmado pelo vereador Carmosino Taxista (PSDC), presidente da Câmara de Vilhena.